Praça do Mercado das Taipas inaugurada em dia de aniversário de elevação a vila

A Praça do Mercado das Taipas foi inaugurada este domingo, assinalando os 82 anos de elevação das Caldas das Taipas à categoria de vila.

Construído pela Câmara Municipal de Guimarães em 1911, o edifício e área envolvente recebeu obras de requalificação que ficaram concluídas há cerca de um ano, acolhendo novas funcionalidades: um espaço cultural, um posto de informação turística e uma zona de restauração.

A cerimónia antecedeu a sessão solene evocativa do aniversário de elevação a vila, durante a qual o Presidente da Junta de Caldelas considerou que "está cumprida" a missão para a qual foi realizada a reabilitação do antigo mercado. Luís Soares considerou que este "é um bom exemplo de como a vila está em transformação, não apenas do ponto de vista físico, mas também social".

"Este espaço tem recebido exposições, tem sido sede para a realização de reuniões das associações, tem sido requisitado para iniciativas de instituições públicas, tem sido um espaço de programação cultural, um posto de informação turística, um espaço de convívio entre várias gerações que se juntam na praça e nos seus bares", afirmou o Autarca, vincando que "o antigo mercado, propriedade do município de Guimarães, era um edifício histórico, central, degradado e com uma função desajustada desde que o recinto da feira foi construído no início do século. O edifício está requalificado porque o Município também o quis, ou seja, não bastou que a Junta de Freguesia tivesse definido como prioritário, trabalhado o programa funcional, desenvolvido o projecto de arquitectura, contribuído com 50 por cento do valor de requalificação. Foi preciso que o Município autorizasse porque o edifício é propriedade sua e financiasse a obra", apontou, na sessão em que o Presidente da Câmara esteve representado pela Vereadora Sofia Ferreira.

Marcações: Caldas das Taipas, aniversário elevação a vila

Imprimir Email