Pandemia restringe Feira dos 27 em S. Torcato à celebração religiosa

Em S. Torcato a tradicional Feira dos 27 resume-se à celebração litúrgica. É ainda a consequência do tempo pandémica em que vivemos.

Em declarações ao Grupo Santiago, o Juiz da Irmandade de S. Torcato no actual contexto ainda que numa altura em que se levantam algumas das restrições impostas pela Covid-19, "não havia tempo para organizar com a dignidade que é necessária uma romaria como a Feira dos 27. De resto, já tínhamos decidido manter, tal como no ano passado, o programa restrito à cerimónia religiosa em honra do Santo do Povo".

Sem condições para realizar o habitual concurso pecuário, o dia ficará apenas assinalado com celebração eucarística, às 10h30, presidida pelo Arcebispo Primaz de Braga, D. José Cordeiro que fará também a tradicional «benção à natureza».

Paulo Novais lembra, no entanto, que neste dia celebra-se S. Torcato.
"Para nós, a Feira dos 27 é o Dia de S. Torcato, dia em que no calendário litúrgico se celebra o nosso Santo nosso Padroeiro e é também para nós um dia muito especial com a celebração da elevação do nosso Santuário à condição de Basílica", salientou.

A efeméride será assinalada no próximo dia 5, pelas 15h30, com um concerto com alunos do Conservatório de Música de Guimarães.


Marcações: Feira dos 27, S. Torcato, romaria

Imprimir Email