Projecto «Urgezes Circular» mereceu a aprovação do Fundo Ambiental

O projecto «Urgezes Circular» ao Fundo Ambiental do Ministério do Ambiente e da Acção Climática foi aprovado. Trata-se de um projecto liderado pela Junta de Freguesia de Urgezes, em consórcio com o Laboratório da Paisagem que abordará a importância da transição de uma economia linear para uma economia circular.

O projecto «Urgezes Circular» realça a importância da implementação de políticas a nível local na área da economia circular, apresentando um conjunto de acções que têm por base os princípios fundamentais do modelo de governança «Guimarães 2030”: Educar, Sensibilizar, Envolver, Partilhar, Investigar, Comunicar».
Nesse sentido, o projecto, que terá a sua base de actuação na freguesia de Urgezes, apresenta três eixos de actuação «Educar & Transformar», «Prolongar & Reparar» e «Valorizar e Inovar», agregando acções de educação e sensibilização ambiental, de criação de um banco de recolha e reparação de produtos, de criação de oficinas práticas sobre reutilização e valorização de produtos ou até de promoção da venda de produtos/equipamentos em segunda mão. Todas estas acções são assentes numa estratégia que pretende contribuir para o prolongamento do tempo de vida útil dos produtos, através da sua reutilização e valorização.

O projecto Urgezes Circular apresenta um orçamento global de 25.215,00€, com uma taxa de financiamento até 85%.


Marcações: Laboratório da Paisagem, Fundo Ambiental, projecto, Urgezes circular

Imprimir Email