Sessão final do Projecto Erasmus+ AIM@VET

images/fotoarquivo/2018/Educacao/Projeto_Erasmus_AIMVET.jpg

A Escola Secundária de Caldas das Taipas foi palco da sessão de apresentação de resultados, dos parceiros portugueses, do projecto europeu Erasmus+ AIM@VET, intitulado «Artificial Intelligence Learning Modules to Adapt VET to the Digital Transformation of the Labour Market». Esta iniciativa teve como objectivo preparar o Ensino e Formação Profissional (EFP) para os desafios da transformação digital no mercado de trabalho, mediante a implementação de módulos de aprendizagem em Inteligência Artificial (IA).
O evento reuniu professores, discentes, investigadores e representantes institucionais do consórcio português, integrado pela Universidade do Minho, pela Escola Secundária de

Caldas das Taipas e pela Universidade da Corunha (Espanha). Contou, igualmente, com a participação de alunos e docentes de outros agrupamentos de escolas e, entidades da
comunidade. A sessão de encerramento marcou o culminar de cerca de três anos de colaboração entre a Universidade da Corunha (Espanha – entidade coordenadora), a
Universidade do Minho (Portugal) e a Universidade de Liubliana (Eslovénia), em estreita articulação com as respectivas escolas de ensino profissional associadas, sendo,
em Portugal, a Escola Secundária de Caldas das Taipas.


A sessão contou com a presença do Director da Escola Celso Lima, Jorge Pereira em representação da Vereadora da Educação da Câmara Municipal de Guimarães e o Vice-Reitor da Universidade do Minho, Hernâni Gerós.
O projecto centrou-se no desenvolvimento e implementação de módulos de formação inovadores em três áreas estratégicas: Visão Computacional, Robótica e Ambientes Inteligentes (incluindo, Internet das Coisas), contribuindo para a qualificação dos alunos do EFP em domínios emergentes da Indústria 5.0, cidades inteligentes e tecnologias autónomas. 

No decurso do evento, foram apresentados os principais resultados alcançados, abrangendo o impacto da formação nos alunos e professores, as boas práticas educativas desenvolvidas e os testemunhos das equipas envolvidas. A sessão incluiu, ainda, uma demonstração de projectos realizados pelos alunos.
Carla Abreu, coordenadora Erasmus+ da Escola Secundária de Caldas das Taipas, enfatizou “a satisfação pela integração de conteúdos inovadores no ensino profissional da escola, com aprendizagens significativas e adaptação à realidade do mundo do trabalho nos dias de hoje. O projecto fortalece, ainda, a cooperação europeia para uma educação alinhada com a era da Inteligência Artificial, promotora de abordagens inovadoras no futuro”.
Segundo Dalila Durães, docente da Universidade do Minho, este projeto representa um avanço significativo na preparação dos nossos jovens para os desafios tecnológicos actuais, promovendo uma educação mais moderna, conectada com a realidade digital e com as exigências do mercado de trabalho europeu.”


Paulo Novais, coordenador nacional do projecto pela Universidade do Minho agradeceu a todas as equipas envolvidas, "cuja dedicação e espírito colaborativo foram fundamentais para o êxito do AIM@VET. Este projecto reforça a importância da cooperação europeia na construção de sistemas educativos modernos, que respondam às necessidades do mercado de trabalho e promovam a empregabilidade dos jovens. Estamos convictos de que o legado do AIM@VET perdurará, inspirando novas abordagens ao ensino profissional e consolidando o papel da Inteligência Artificial como pilar da educação do futuro”, afirmou.


Imprimir Email