VÍDEO: Space Hub nasce à procura de satélite 'made in' Guimarães

Na procura de um satélite 'made in' Guimarães, decorreu esta terça-feira a apresentação do Guimarães Space Hub e assinatura de protocolo entre a Câmara Municipal de Guimarães e o CEiiA. A criação deste no polo tecnológico que tem como objectivo a promoção do sector aeroespacial, nomeadamente das tecnologias relacionadas com o «Novo Espaço», e vai nascer nas antigas instalações da Fábrica do Arquinho, que também vai albergar a Escola de Engenharia Aeroespacial e Fibrenamics, da Universidade do Minho.

"É um momento importante para a afirmação de Guimarães no Aeroespacial. Não só na ciência, mas também na indústria e serviços aeroespaciais. Este Guimarães Space Hub serve para construirmos um caminho bem alicerçado com empresas que operam mundialmente, através do CEiiA e da Universidade do Minho", apontou o presidente do Município. "Espero que um dos satélites futuros seja 'made in' Guimarães", atirou Domingos Bragança.

A cerimónia que decorreu no auditório do Teatro Jordão serviu ainda para a apresentação do projecto de arquitectura da Fábrica do Arquinho, que será a futura casa da Escola de Engenharia Aeroespacial da UMinho.

Um projecto que "está a ser validado pelas entidades", segundo o presidente da Câmara de Guimarães, que espera lançar o concurso da obra ainda neste primeiro semestre. "A empreitada terá um custo entre os 10 a 12 milhões de euros, com financiamento do PRR ou Portugal 2030 É para avançar pois temos o compromisso com a Universidade do Minho, com a Escola de Engenharia e com o CEiiA, que terá instalações provisórias no Vila Flor", frisou Domingos Bragança.  

Marcações: Escola de Engenharia Aeroespacial, Guimarães Space Hub

Imprimir Email