“UPA – UMinho de Portas Abertas” vai receber centenas de estudantes do secundário

A Universidade do Minho (UMinho) vai ter de novo as suas portas abertas nos dias 30 e 31 de março e 1 de abril. O campus de Azurém, em Guimarães, será o palco para a UPA – UMinho de Portas Abertas, iniciativa que congrega uma mostra da oferta formativa (Mostra UPA) de todas as Escolas e Institutos da UMinho e dezenas de atividades para estudantes do ensino secundário. A visita inaugural da UPA acontece no dia 30 de março, às 14h00, e irá integrar uma comitiva composta pelo reitor da UMinho, elementos da equipa reitoral, presidentes das Escolas e Institutos da UMinho e ainda representantes dos municípios de Braga e Guimarães, parceiros da iniciativa desde a sua primeira edição.

Sendo a UPA uma mostra que pretende dar a conhecer o que de melhor se produz na UMinho ao nível do ensino, investigação, cultura e desporto, esta edição volta a apostar nas atividades paralelas promovidas pelas Unidades Orgânicas. Assim, ao longo de três dias e um pouco por todo o campus universitário de Azurém, irão ser promovidas iniciativas que pretendem mostrar a diversidade de opções da UMinho. Para além da Mostra UPA, os jovens visitantes terão à sua disposição oficinas, apresentações, laboratórios experimentais e outras atividades hands-on, que contam com o acompanhamento de professores, técnicos, alumni e estudantes de toda a universidade, potenciando uma interação direta com a comunidade académica.

“A UPA vai já na 5º edição e a sua evolução tem sido continua e consistente. Trata-se de uma forma da UMinho mostrar aos jovens estudantes do secundário o que de melhor fazemos na instituição ao nível do ensino, da investigação e da cultura, para que esta Universidade faça parte das suas opções de percurso universitário. Este ano temos cerca de 5000 jovens inscritos para visita e participação nas atividades experimentais. Será um gosto recebê-los no nosso campus e tudo faremos para estar à altura das suas expetativas!”, referiu Teresa Ruão, pró-reitora para a Comunicação institucional.

À semelhança do que aconteceu no ano passado, a aposta da organização foi em melhorar a feira educativa que permitirá a estudantes do secundário, encarregados de educação, professores e orientadores vocacionais terem uma interação direta com a comunidade da UMinho. Neste espaço, que ficará situado nos jardins do campus de Azurém, os visitantes terão a oportunidade de conhecer e percorrer os stands das Escolas e Institutos da UMinho e aí obter todas as informações que vão de encontro às suas necessidades e interesses. O objetivo é que possam ficar munidos de toda a informação necessária para a ajuda na escolha da licenciatura onde pretendem dar continuidade aos seus estudos.

A Associação Académica da UMinho e os seus grupos culturais e o Departamento de Desporto e Cultura dos Serviços de Ação Social da UMinho também marcarão presença na Mostra UPA com várias atividades disponíveis. Paralelamente, o BabeliUM – Centro de Línguas da UMinho, o Instituto Confúcio e o Departamento de Música estão também a preparar iniciativas para captar a atenção dos jovens estudantes.

Atividades alargadas ao campus e emissão especial da RUM em direto

Para além das atividades integradas na Mostra UPA, vão ainda acontecer cerca de 40 outras iniciativas que irão darão um colorido e dinâmica diferentes ao campus de Azurém. “UM Futuro com ciência”, “Avaliação de lesões medulares”, “Web mapping e SIG”, “A bioengenharia de fibras óticas vivas”, “Processos migratórios e as suas implicações para a gestão”, “Álcool e o cérebro adolescente”, “Desconstrução do livro”, “MiniLab de investigação em educação”, “Preparar o futuro no presente: Enfermagem na ESE UMinho”, “ Responsabilidade civil por danos causados por veículos autónomos” e o concerto “Choral Lab” são algumas das iniciativas previstas pelas Escolas e Institutos da UMinho ao longo dos três dias da UPA.

Também a Rádio Universitária do Minho estará, uma vez mais, presente na UPA com uma emissão especial em direto. Irá acontecer na sexta-feira, dia 31 de março, a partir das 11h00, e irá congregar momentos de entrevista, apresentação de projetos e muita música.

Para além das atividades integradas no programa da UPA, existem eventos paralelos que vão permitir uma maior dinâmica ao campus de Azurém neste dia. No Pavilhão Desportivo de Azurém irá decorrer estará a decorrer a 15ª edição da RoboParty, reconhecido como o maior evento de robótica educacional em todo o Mundo, e que este ano irá juntar quase 400 participantes espalhados pelas cerca de 100 equipas provenientes de todo o país. O evento de três dias e duas noite que é abeto ao público de forma gratuita é organizado pela UMinho, através do Laboratório de Automação e Robótica do Departamento de Eletrónica Industrial da Escola de Engenharia e a botnroll.com, uma spin-off da UMinho, e juntará atividades pedagógicas, desportivas e lúdicas e ainda vários desafios robóticos, uma prova de obstáculos para robôs, a Race of Champions, uma demonstração de dança robótica e a RoboParty Fun Challenge.

A UPA estará com as suas portas abertas no dia 30 de março, quinta-feira, das 14h00 às 17h30, no dia 31 de março, sexta-feira, das 9h30 às 17h30 e no dia 1 de abril, sábado, das 10h00 às 13h00.

Marcações: UMinho

Imprimir Email