Alunos do 3º ciclo da EB 2,3 de São Torcato vão ser transferidos para o antigo Colégio Egas Moniz

Os alunos do 3º ciclo da Escola EB 2, 3 de São Torcato vão retomar as actividades letivas no terceiro período no edifício do antigo Colégio Egas Moniz.

Os alunos do 2º ciclo ficarão repartidos pela escola básica de Aldão e pelo Centro Escolar do Mosteiro, em São Torcato, enquanto decorrerem as obras de requalificação daquele estabelecimento de ensino.

Em declarações ao Grupo Santiago, o director do Agrupamento reconheceu que a solução identificada pelo Município para o acolhimento dos alunos "era um objectivo há muito esperado, porque era uma necessidade para harmonizar o processo de ensino-aprendizagem". "Fomos verificar as instalações do antigo Colégio, mas constatamos que estão reunidas as condições para que os alunos do 3º ciclo fiquem acomodados de uma forma segura e harmoniosa", explicou José Alberto Freitas.

Na escola básica de Aldão, continuarão as actividades lectivas quatro turmas do sexto-ano e uma turma de 5º ano. As restantes três turmas de 5º ano terão as actividades lectivas asseguradas no Agrupamento de Escolas do Mosteiro.

"É uma solução que terá menos impacto na comunidade escolar atendendo à idade dos alunos", referiu o responsável, acrescentando que dos cerca de 350 alunos que frequentam a EB 2, 3 serão aproximadamente 200, do 3º ciclo, que serão encaminhados para o imóvel do Colégio
A direcção do Agrupamento já está a planear a transferência das actividades lectivas para que o edifício fique liberto para o início das obras de requalificação profunda da Escola EB 2, 3 de São Torcato. "Um mal menor, para um bem maior", destacou o director do Agrupamento, consciente de que a mudança causa receios e apreensões junto dos encarregados de educação.

"A segurança dos alunos é uma preocupação dos pais, mas é também um desígnio das escolas. Queremos que tudo seja salvaguardado para que as famílias se sintam seguras. Por isso, devem confiar em nós que estamos a zelar para que o processo educativo prossiga com o menor impacto possível para todos", manifestou, ao dar conta que os serviços administrativos e a Direcção do Agrupamento de Escolas do Vale de São Torcato vão também ser transferidos para o antigo Colégio e aí ficarão instalados enquanto decorrerem as obras de requalificação daquele estabelecimento de ensino.

O transporte dos alunos para o centro da Cidade ficará a cargo da Câmara Municipal de Guimarães.

A partir do dia 1 de abril, a ordem é para que o imóvel da EB 2, 3 de São Torcato esteja desocupado para que seja possível o início da empreitada. A obra obra de reabilitação foi adjudicada pelo valor de cinco milhões e 290 mil euros e tem o prazo de execução de 547 dias.

Marcações: Escola EB 2,3 de São Torcato

Imprimir Email