Edição deste ano do Festival Húmus aposta no "cruzamento disciplinar"

O festival Literário de Guimarães - Húmus está de regresso de 7 a 12 deste mês. Literatura, poesia, música, cinema, teatro e desporto fazem parte da edição deste ano do Húmus,

Na apresentação da programação, que decorreu esta sexta-feira, na Biblioteca Raul Brandão, a directora Juliana Fernandes, deixou elogios à curadoria de Afonso Cruz.

Já o próprio Afonso Cruz sublinhou que o "cruzamento de disciplinas será uma mais valia" para o festival que é "único" e capaz de "juntar pessoas de diferentes disciplinas no mesmo tema".

A vereadora com o pelouro da Biblioteca e Arquivos, Adelina Pinto, destacou o cruzamento de várias artes presentes no Literário de Guimarães."Um festival que partilha o conhecimento de várias artes, com o objectivo de estimular crianças e adultos. Este é um cartaz também cruzado entre a Biblioteca e as crianças, dando ainda palco aos escritores locais. O Húmus tem sonhos grandes e o objectivo de chegar a várias pessoas", disse.

O Festival Húmus arranca no dia 7 (terça-feira), pelas 10h00, com o 31º aniversário da Biblioteca, com performance musical «Dedicatória», da autoria de  òscar Ribeiro, seguindo-se a entrega dos prémios do Concurso «Instantes Criativos». Às 15h00, tem lugar a Hora de Conto, com «Os meus contos para as crianças», de Santos Simões. Para a noite será animada com poesia e música «Escrevo como canto».

No dia seguinte (quarta-feira), decorre uma conversa com o realizador Rodrigo Areias, com alunos de Artes Visuais,. a partir das 10h00, com a apresentação do livro «Mira: a cadela que nasceu para amar», de Elizabeth Deschauer, logo de seguida, no Pólo das Taipas. Pelas 16h00, há contos com história (on-line) de Santos Simões, «Os meus contos para crianças». O dia encerra às 21h00 com a literatura de «A estranheza bela», na Biblioteca Municipal Raul Brandão.  

O dia 9 (quinta-feira) abre com a apresentação do livro «Ondeando», de Tiago Simães, no Pólo de Pevidém, às 10h30. Pelas 15h00 tem lugar a apresentação do livro «Os três desejos», sob a chancela da Opera Omnia, na Biblioteca Municipal. O mesmo local acolhe, às 21h00, «O som e os filmes». 

Já o dia 10 (sexta-feira) é reservado ao teatro e desporto. Pelas 10h00 há uma conversa com antigos jogadores do Vitória sobre o "teatro" dentro de campo, com a presença de alunos do 3º ciclo, na Biblioteca Municipal. Às 18h30 junta-se o teatro ao desporto com «A finta, a fita e a mentira».

Nos dias 11 e 12 (sábado e domingo), a Biblioteca Raúl Brandão 'abre as portas' com o »Traz um amigo também». Neste primeiro dia tem lugar um teatro de fantoches: «D. Tão Parlapatão», de Santos Simões, com interpretação musical de Fernando Fernandes e Fernanda Macedo, pelas 10h30. O dia fica ainda marcado pela inauguração da exposição «Traz um amigo... os livros também» e «Memórias e Vivências», a partir das 16h30. A noite é animada com uma sessão de fados de Coimbra, às 21h30. No último dia do festival, há mais um Traz um amigo também, com «Santos Simões e Raul Brandão», a partir das 15h30.

 

 

Marcações: Húmus

Imprimir Email