Ministro da Educação em Guimarães na abertura do «Fórum da Igualdade: Encontro Feminista»

O Ministro da Educação, João Costa, e o Presidente da Câmara de Guimarães, Domingos Bragança, vão marcar presença na sessão de abertura do “Fórum da Igualdade: Encontro Feminista”, agendada para amanhã, às 9h00, no Teatro Jordão.

Este fórum reunirá em Portugal, entre os dias 18 e 20 de outubro, feministas e especialistas de Portugal, França e outros países, através da Temporada Cruzada. Está confirmada a presença ainda da Secretária de Estado da Igualdade e Migrações, Isabel Almeida Rodrigues.

O programa, que destaca a Cultura, assume também o compromisso concreto com a igualdade, inclusão e diversidade de género, que se concretiza, entre outras iniciativas artísticas e culturais, através da realização do Fórum para discutir e promover a Igualdade de Género na Europa, um dos eixos da Temporada.

O “Fórum da Igualdade: Encontro Feminista” é organizado conjuntamente pela Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género, pelo Comissariado Português da Temporada, em articulação com a Ministra Adjunta e dos Assuntos Parlamentares, os Ministérios da Cultura e da Educação e ainda a Câmara Municipal de Guimarães.

Esta terça-feira decorre o primeiro momento com a apresentação do documentário “O que podem as palavras?”, de Luísa Sequeira e Luísa Marinho.

Durante o dia 19, quarta-feira, estão programadas várias mesas redondas, para abordar temas como “Novas Cartas Portuguesas 50 Anos Depois”, “Os Direitos das Mulheres”, “Feminismos, democracia e paz” ou “O papel fundamental dos homens feministas”.

Na quinta-feira serão apresentadas as conclusões pelo Presidente da Temporada Portugal-França 2022, Emmanuel Demarcy-Mota, pela Comissária pela parte portuguesa, Manuela Júdice, pela Comissária pela parte francesa, Victoire di Rosa e ainda pela Presidente da CIG, Sandra Ribeiro. A sessão de encerramento, às 12h30, estará a cargo da Secretária de Estado da Igualdade e Migrações, Isabel Almeida Rodrigues.

Da parte da tarde, decorrerá a cerimónia da entrega dos Prémios Viver em Igualdade, com a atribuição dos prémios a 25 Municípios, onde se destaca a terceira distinção ao Município de Guimarães, numa iniciativa bienal, promovida pela Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género, no âmbito da Estratégia Nacional para a Igualdade e a Não Discriminação (ENIND) – Portugal + Igual.

Imprimir Email