UMinho vai ter 500 jovens a construir robôs móveis durante três dias

A Universidade do Minho e a sua spin-off botnroll.com organizam entre esta quinta-feira e o próximo sábado, a RoboParty 2022, com quase 500 participantes vindos de todo o país.

A iniciativa decorre no pavilhão desportivo do campus de Azurém, em Guimarães, e o público tem entrada livre. Este é considerado o maior evento de robótica educacional do mundo, ensinando a criar e construir robôs móveis autónomos de forma simples e animada. Trata-se da 14ª edição na cidade-berço, mas também já houve duas edições em Lisboa e uma no Brasil, na Alemanha, no Canadá e na Dinamarca.

Os participantes desta RoboParty têm entre 8 e 63 anos, sendo boa parte da faixa etária dos 15-18 anos. No início do evento, as cerca de 100 equipas (cada uma tem quatro elementos) recebem um kit em peças do robô “Bot’n Roll One A”. Segue-se a formação básica em eletrónica, programação e mecânica para permitir a construção do protótipo, num ambiente de entreajuda e com apoio permanente de 90 estudantes de Engenharia Eletrónica Industrial e Computadores. Na sexta-feira à tarde e no sábado, os participantes testam os seus robôs em três provas sem intervenção humana: obstáculos, corrida e dança, esta última no sábado, às 14h30, e que pela sua espetacularidade atrai muito público. Prevê-se ainda, em estreia, uma prova surpresa no sábado de manhã. No final, os participantes levam os robôs consigo.

Ao longo dos três dias non-stop (os jovens trazem saco-cama), há múltiplas atividades lúdicas e desportivas paralelas, como apresentação de gadgets, atuações de DJ e das tunas Afonsina e Tun’Obebes, torneios de xadrez, ténis de mesa e lançamentos de basquetebol. As novidades deste ano incluem demonstrações de robôs móveis e formações acreditadas para professores (desenho e impressão de peças 3D em ambiente CAD e programação de robôs em simulador gráfico). “Desde o seu início em 2007, a RoboParty já contou com mais de 6000 jovens entusiastas com vontade de se divertir a aprender eletrónica, programação e mecânica”, afirma o coordenador do evento, Fernando Ribeiro, que é professor da Escola de Engenharia da UMinho (EEUM).

Abertura oficial na sexta-feira

A sessão de abertura decorre na sexta-feira, pelas 10h00, com a presença prevista do presidente e da vice-presidente do Município de Guimarães, Domingos Bragança e Adelina Pinto, do reitor da UMinho, Rui Vieira de Castro, da Provedora do Estudante, Rosa Vasconcelos, e da diretora do Departamento de Eletrónica Industrial da EEUM, Graça Minas, além de Fernando Ribeiro.

Os sites oficiais são www.roboparty.org e www.facebook.com/roboparty.

Marcações: UMinho, RoboParty 2022

Imprimir Email