Vimaranense Maria José Fernandes eleita Presidente do CCISP

A Presidente do Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA), a vimaranense Maria José Fernandes, foi eleita, por unanimidade, Presidente do Conselho Coordenador dos Institutos Superiores Politécnicos (CCISP).
Para o mandato de dois anos enquanto Presidente do CCISP, Maria José Fernandes pretende afirmar o ensino superior politécnico no panorama nacional e internacional e contribuir para os objectivos no âmbito da Agenda Europeia 2030.


A nova Presidente do CCISP defende que a visão estratégica dos Politécnicos já implementada no panorama nacional e internacional, enquanto agentes de transformação das sociedades e das regiões onde actuam, deve continuar a nortear-se para a concretização dos desafios societais, através do desenvolvimento de actividades de ensino, investigação e de interação com a sociedade que promovam a aquisição das futuras competências avançadas.
Maria José Fernandes pretende, ainda, que os Politécnicos reforcem a sua contribuição para os objectivos no âmbito da Agenda Europeia 2030, designadamente com a “qualificação e formação ao longo da vida - quer de jovens, quer de adultos - e com a melhoria de competências das pessoas, em qualquer domínio da sociedade”, adianta. Para este propósito, o CCISP conta também com a implementação dos programas Impulso (Jovem e Adultos), aprovados em todos os Politécnicos no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência português e que estão já em desenvolvimento, bem como com os programas de digitalização e de sustentabilidade que estão em curso.

Para o futuro, Maria José Fernandes reitera que “há reformas fundamentais a serem concretizadas nos próximos anos, em que o CCISP pretende ter um papel preponderante, nomeadamente, a Revisão do Regime Jurídico das Instituições de Ensino Superior (RJIES) e o Estatuto da Carreira de Pessoal Docente do Ensino Superior Politécnico, diplomas estruturantes para o sistema de ensino superior. O CCISP quer participar e ser parte integrante no processo de transformação social e de desenvolvimento cultural de Portugal”.


Marcações: IPCA, Maria José Fernandes, CCISP

Imprimir Email