Menos 3,4 milhões euros levantados em Março nas caixas multibanco
No mês de Março de 2025 foram levantados nas caixas de multibanco quase 38 milhões de euros, uma diminuição de 8,3% em relação ao período homólogo de 2024, corresponde a menos 3,4 milhões de euros, segundo os dados do Instituto Nacional de Estatística (INE).
Quando comparamos com o mês anterior verificamos que em Março o valor de levantamentos é superior em mais de dois milhões de euros, um crescimento de 6,8%, de acordo com o INE. Dados que resultaram de quase 473 mil idas ao multibanco.
No terceiro mês do ano, as compras através de terminais de pagamento automático no concelho de Guimarães superaram os 67 milhões de euros, um crescimento de 10,2% em relação ao mês homólogo de 2024 (61ME) e de 14,8% em relação ao mês anterior (58ME).
O segundo mês deste ano somou mais de 2 milhões de transações, sendo quase 25 mil em compras online.
De resto, Guimarães segue os registos dos dois concelhos vizinhos - Braga e Famalicão -, mantendo-se num lugar intermédio no que toca a levantamentos através de terminais de pagamento automático.
No mês de Março, em Guimarães foram levantados menos três milhões de euros do que em Braga, enquanto o concelho de Famalicão registou menos 11 milhões de euros em levantamentos nas caixas multibanco. A cidade de Braga destaca-se pelas compras através de terminais de pagamento automático com mais de 67 milhões de euros do que em Guimarães e mais de 82 milhões que em Famalicão.
Guimarães regista nos primeiros três deste ano cerca de 111 milhões de euros levantados nas caixas de multibanco, enquanto os pagamentos automáticos no Concelho vimaranense totalizaram quase 190 milhões de euros.