Exportações de Guimarães diminuíram 8,5% em Outubro

O mês de Outubro registou um decréscimo nas exportações, totalizando 139 milhões de euros, revelou o Instituto Nacional de Estatística. As exportações de bens das empresas de Guimarães diminuíram 13 milhões (-8,5%) e as importações desceram no décimo mês do ano, com menos 8,5 milhões de euros (-9,3%), face ao mesmo período de 2021, contabilizando 83 milhões de euros, divulgou o Instituto Nacional de Estatística (INE).

Em relação ao mês anterior, em Outubro do corrente ano as exportações de bens em Guimarães quase não sofreram alterações, com mais de 71 mil euros (+0,05%) em relação ao mês de Setembro. Já as importações diminuíram no mesmo período, assinalando menos nove milhões de euros (-9,5%). 

Segundo o INE, em Outubro, o saldo da balança comercial é menor em relação ao mesmo mês de 2021, com uma descida de quatro milhões de euros (-7,2%), situando-se nos 57 milhões.

As exportações vimaranenses de têxteis e as suas obras registaram em Outubro mais de 75 milhões de euros, menos 20 milhões (-20,9%) face ao mesmo período de 2021, de acordo com o Instituto Nacional de Estatística. 

Segundo avança o INE, as empresas de têxteis de Guimarães "carregam" 54% do total de exportações do Concelho.

Marcações: exportações

Imprimir Email