ACTG contra o fecho do Centro Histórico ao trânsito sem alternativas

A Associação de Comércio Tradicional de Guimarães (ACTG) mostra-se contra o encerramento do Centro Histórico de Guimarães "sem que sejam encontradas alternativas". 

Em comunicado emitido esta terça-feira, a ACT mostra "estupefação" e uma "enorme preocupação" com a intenção do Município em encerrar o trânsito no Centro Histórico, anunciada na última reunião do executivo vimaranense. 

"Uma decisão 'unilateral', contrariando informações e declarações prestadas em sede de reuniões com esta Associação, de que o projecto referente ao fecho do Centro Histórico de Guimarães ao trânsito seria uma decisão ponderada e tomada com a concordância dos comerciantes. A ACTG encontra-se legitimada para representar a opinião dos comerciantes baseada num inquérito que realizou porta a porta no Centro Histórico e Zona Tampão a 300 comerciantes, dos quais 99% eram contra o corte de trânsito", lê-se na nota.

A Associação sublinha que "não é contra o fecho" do Centro Histórico de Guimarães ao trânsito, desde que sejam "garantidas as condições necessárias, sob pena do referido fecho ao trânsito configurar uma verdadeira sentença de morte ao comércio tradicional de Guimarães".

"Uma das questões centrais que deve ser garantida é o estacionamento disponível. Não se pode considerar que o parque de estacionamento de Camões, com 439 lugares (onde uma grande parte deles está "entregue" a moradores) será a resposta necessária, bastando analisar o seu nível de ocupação nos dias de hoje", sustenta.

De acordo com a ACTG, a referida decisão tem sido "promovida e exibida com argumentação populista, vaga e sem qualquer factualidade, referindo o executivo que em todas as cidades onde esta medida foi tomada deu-se uma grande dinamização do espaço público, com vantagens óbvias para o comércio", pode ainda ler-se.

Recorde-se que o Presidente da Câmara diz que o fecho do Centro Histórico de Guimarães ao trânsito é um projecto para avançar. Domingos Bragança fala de uma medida que "será tomada o mais rapidamente possível".

O concurso para as obras que permitirão encerrar o trânsito no Centro Histórico, Rua de Santo António, Toural nascente e Alameda de São Dâmaso nascente vai ser lançado após a conclusão do projecto que está em curso na Divisão do Centro Histórico.

Marcações: ACTG, Associação de Comércio Tradicional de Guimarães

Imprimir Email