Autocarros da Guimabus são gratuitos para todos os estudantes vimaranenses

Todos os estudantes residentes no concelho de Guimarães que frequentam desde o 1º ciclo do ensino básico até ao ensino superior têm transportes totalmente gratuitos nos autocarros da Guimabus, a empresa concessionária do serviço público de transportes no concelho.

Para terem acesso aos transportes gratuitos, as crianças e jovens vimaranenses têm de requisitar o passe mensal, o qual pode ser obtido na secretaria da escola ou universidade que frequentam ou na bilheteira da Guimabus, na Estação Rodoviária de Guimarães.

Os passes gratuitos resultam das políticas de apoio à mobilidade do Município de Guimarães e da Comunidade Intermunicipal (CIM) do Vale do Ave, abrangendo cerca de 20 mil alunos do concelho vimaranense.

No caso dos alunos dos ensinos básico e secundário, a gratuitidade abrange tanto os alunos do ensino público como os alunos do ensino particular.

Apesar dos transportes serem totalmente gratuitos, a adesão dos alunos aos passes mensais está muito longe da meta desejada, a avaliar pela utilização dos autocarros no ano letivo que está a terminar. "Tendo em vista aumentar a adesão dos estudantes aos passes mensais, o que implica uma mudança cultural que demora o seu tempo, a Guimabus lançou uma campanha de informação nas escolas públicas e particulares do concelho de Guimarães, chamando a atenção para as vantagens dos transportes públicos", refere a Guimabus em comunicado.

Para os responsáveis escolares e autárquicos, a utilização dos autocarros por parte dos estudantes contribuiria para eliminar as filas intermináveis nas imediações das escolas, em especial nos momentos de entrada e saída de alunos. A essa vantagem ambiental pode juntar-se a componente económica, um fator a ter em conta, em especial neste tempo de escalada dos preços, nomeadamente dos combustíveis. “O passe da GUIMABUS para os estudantes vimaranenses é gratuito, libertando as famílias dos encargos com combustíveis”, explica Fernando Salgado, da empresa concessionária, adiantando que, em termos ambientais, os autocarros elétricos da GUIMABUS têm outra vantagem: “Não poluem a atmosfera.”

PASSE ESTUDANTE

Passe gratuito para estudantes do ensino público do 1º, 2º e 3º Ciclos dos ensinos básico e secundário do concelho de Guimarães, incluindo os que residam a menos de 3 km do estabelecimento de ensino. Pode ser obtido na secretaria escolar.

PASSE ESTUDANTE DO ENSINO PARTICULAR

Passe gratuito para estudantes do 1º, 2º e 3º Ciclos dos ensinos básico e secundário em estabelecimentos do ensino particular do concelho de Guimarães. Pode ser obtido na secretaria escolar ou na bilheteira da Guimabus.

PASSE MENSAL CIM DO AVE + UNIVERSITÁRIO

Passe gratuito para estudantes universitários residentes em Guimarães que frequentem o ensino superior dentro ou fora do concelho. Pode ser obtido na bilheteira da Guimabus.

PASSE MENSAL UNIVERSITÁRIO NÃO RESIDENTE

Passe com 50% de desconto para estudantes do ensino superior no concelho de Guimarães que sejam residentes no território da CIM do Ave (exceto no concelho de Guimarães). Pode ser obtido na bilheteira da Guimabus.

PASSE SUB18

Passe gratuito destinado a crianças e jovens residentes em Guimarães com idade até 18 anos. De utilização ilimitada no percurso escolhido, é válido no mês de agosto. Pode ser obtido na bilheteira da Guimabus.

 

Marcações: Transportes públicos, Guimabus, transportes gratuitos, estudantes vimaranenses

Imprimir Email