Floristas, quiosques, restauração e produtos de cosmética vão poder candidatar-se aos apoios do programa «Retomar Guimarães»

Floristas, quiosques, restauração e produtos de cosmética vão ser contemplados no regulamento do programa «Retomar Guimarães» - Programa Extraordinário de Apoio Directo à Economia Local. Na próxima reunião do Executivo vimaranense será apresentado um aditamento ao regulamento actual para que sejam também incluídas as empresas, registadas com estes quatro CAE - Classificação da Actividade Económica. As empresas poderão candidatar-se de forma a que os apoios tenham efeitos retroactivos.

A informação foi avançada ao Grupo Santiago pelo Município, na sequência da proposta aprovada por unanimidade na última reunião do Executivo vimaranense, referente à atribuição de apoios não reembolsáveis ao abrigo deste programa, abrangendo 98 beneficiários, no valor de 13 mil 867 euros, referente a despesas de ambiente (1 879€) e energia (11 988€). Por sector de actividade foram já contemplados: cafés, bares, pastelarias e outros estabelecimentos sem espectáculo (44), comércio a retalho de vestuário para adultos, relógios, ourivesaria e joalharia em estabelecimentos especializados (28), salões de cabeleireira e institutos de beleza (25) e outras actividades (4).

Na análise, o Vereador do PSD, Ricardo Araújo, classificou de "trapalhada" a implementação do programa". "O primeiro relatório apresentado traduz-se num fracasso. O Município andou tarde e andou mal", afirmou, considerando "ridículo" o montante atribuído.

O Presidente da Câmara reagiu, alegando que o Município "andou bem no apoio prestado às pessoas, às famílias e às empresas" durante a pandemia. "Estamos a apoiar quem precisa. Não andamos com holofotes sobre nós, o Município teve um enorme dispêndio financeiro e bem. O Município de Guimarães com a colaboração de todas as forças da rede social, com discrição e reserva, tem vindo a ajudar quem precisa, quem está numa situação de fragilidade, mas não precisa de andar a dizer que ajuda", alertou, observando: "o programa está em implementação. Braga e Porto não tiveram estes programas".
Durante a discussão, Domingos Bragança foi questionado se o Regulamento já abrangia o alargamento da medida a outros sectores. O Autarca comprometeu-se a verificar e proceder a um aditamento se tal não estivesse contemplado.

Já depois da reunião, o Município indicou que essa proposta será apresentada na próxima reunião.

O programa «Retomar Guimarães», da responsabilidade da Divisão de Desenvolvimento Económico da Câmara Municipal, tem por objectivo fomentar a economia de proximidade, com o foco na sustentabilidade das micro e pequenas empresas - incluindo os empresários em nome individual, mais afectados pela crise pandémica, bem como na ajuda à manutenção dos postos de trabalho.
Este programa destina-se às empresas que integram os sectores definidos no programa e consubstancia-se num apoio financeiro não reembolsável, atribuído mensalmente e correspondente a 50 % dos encargos mensais com as facturas de energia (gás e eletricidade) e ambiente (água, saneamento e resíduos sólidos) durante o ano de 2021, com efeitos retroactivos a janeiro de 2021.

Marcações: reunião do executivo , programa «Retomar Guimarães», apoios à atividade económica

Imprimir Email