Secretário de Estado da Internacionalização visitou empresa de Guimarães de ourivesaria



O Secretário de Estado da Internacionalização, Eurico Brilhante Dias, esteve em Guimarães, esta quarta-feira, para visitar a empresa do sector da ourivesaria José Carlos & Filhas - Joalheiros, Lda. O governante realçou o exemplo dos resultados evidenciados, neste processo de retoma económica na sequência da pandemia da Covid-19, assim como registar a inovação com a mudança para novas instalações.

“Estamos perante uma empresa que apresenta bons resultados e está num processo de investimento com clientes muito importantes em representação de grandes marcas mundiais, numa importante fase de transformação com a aposta num novo edifício”, salientou o Secretário de Estado que seguiu esta visita acompanhado pelo Vereador da Câmara Municipal de Guimarães, Ricardo Costa, o presidente da AORP - Associação de Ourivesaria e Relojoaria de Portugal, Nuno Marinho, e ainda o empresário José Carlos Santos.

Eurico Brilhante Dias destacou que o sector da ourivesaria “é muito particular” por ser fragmentado em micro-empresas, mas apresenta capacidade de resposta para os clientes. “Agora começam a surgir empresas de maior dimensão, que incorporam elevado valor e design, onde Portugal pode distinguir-se através da qualidade da sua produção. Esse é o caminho, sem olhar à quantidade mas produzir em séries pequenas e para grande marcas, onde cada hora de trabalho terá de ser valorizada. Assim, vamos melhorar os salários e valorizar as empresas, com a qualificação dos seus trabalhadores”, manifestou o Secretário de Estado da Internacionalização.

A empresa José Carlos & Filhas - Joalheiros, Lda está a funcionar em Azurém, mas já com um novo edifício em construção no âmbito da inovação nesta área da industrialização e que funcionará na freguesia de Aldão. O Vereador da Câmara de Municipal, Ricardo Costa, sublinhou a visão de futuro assente na “capacidade de inovar através da diferenciação dos produtos, da aposta no design e criação de marcas distintivas com valor para se impor no mercado da internacionalização”, realçando a necessária ligação com a área da investigação, o apoio do Governo e o acompanhamento pelo poder local.

Marcações: Eurico Brilhante Dias, Secretário de Estado da Internacionalização

Imprimir Email