Corrida das Caldas das Taipas quer entrar no mapa do calendário de provas nacionais

images/2025/Corrida_Taipas.jpg

Realizou-se na manhã do passado sábado, na sala multiusos do antigo mercado das Taipas, a conferência de imprensa de apresentação da 18ª edição da Corrida Intermarché de Caldas das Taipas. Uma prova realizada em circuito urbano, num trajeto de 10 quilómetros certificado pela Federação Portuguesa de Atletismo, e que percorre as principais artérias da vila taipense, agora com um centro cívico renovado.

A corrida já tem inscrições abertas e realiza-se a 1 de Junho, com partida agendada para as 10 horas, na Alameda Rosas Guimarães, em pleno Parque de Lazer da vila. Na envolvência do mesmo evento, realiza-se a habitual Corrida da Pequenada e a caminhada (5kms) de Liga Portuguesa contra o Cancro. No Dia Mundial da Criança, serão colocados no polidesportivo do Parque de Lazer, insufláveis e outros divertimentos para todas as crianças. A organização espera a envolvência de três mil pessoas em todas as atividades organizadas.

Na cerimónia de apresentação, para além de Pedro Regueiras e de Doroteia Peixoto, presidente do Núcleo de Atletismo das Taipas (NAT) e madrinha da prova deste ano, respetivamente, marcaram presença Augusto Mendes, em representação da Junta de Freguesia de Caldelas, e Nelson Felgueiras, vereador do desporto da Câmara Municipal de Guimarães. O atletismo esteve representado nesta cerimónia ao mais ano nível dado que puderam contar com a presença de Manuel Pacheco, presidente da Associação de Atletismo de Braga, e de Domingos Castro, presidente da Federação Portuguesa de Atletismo.

Com a apresentação desta 18ª edição da Corrida Intermaché de Caldas das Taipas foi lançado por Pedro Regueiras um novo desafio que foi acolhido por todos os presentes e recebeu garantias de empenho e trabalho conjunto no sentido de o tornar possível: colocar a corrida das Taipas, em 2027, altura em que se realizará a 20ª edição da prova e o NAT celebrará os seus 25 anos, no mapa do calendário de provas nacionais de atletismo. Um repto bem acolhido por todos os intervenientes a mostrarem-se disponíveis em cooperar e apoiar nesse sentido. Domingos Castro referiu a este propósito que as Taipas "têm condições para a realização de um grande evento e vamos conversar para perceber qual é o campeonato que poderemos trazer para cá na altura dos 25 anos do NAT. Tudo é possível”. Sobre o mesmo assunto, Nelson Felgueiras também foi esclarecedor: “Em meu nome pessoal, têm o meu total compromisso, a minha total disponibilidade, para que isso se torne uma realidade. No que depender de mim, podem estar certos de que tudo farei para que isso seja um facto consumado. Qua esta prova possa nesse e nos anos seguintes estar inserida no mapa de provas do calendário nacional. Não vejo razões para que isso não aconteça. Não vejo motivos para que Caldas das Taipas, pela tradição que tem, pela capacidade de organização que tem, pelo passado histórico e de presente, corporizado no Domingos e no Dionisio enquanto grandes campeões mundiais, não possa ter a ambição também de ter uma prova que de forma regular diga: há atletismo em Caldas das Taipas, há atletismo do mais alto nível em Caldas das Taipas. Se estivermos a trabalhar em conjunto, da forma como tem acontecido, diria que esse é um corolário natural.”


Marcações: Corrida Intermarché de Caldas das Taipas

Imprimir Email