Comité de Controlo Financeiro da UEFA multou o Vitória em 200 mil euros e aplicou pena suspensa de participação nas provas europeias



O Comité de Controlo Financeiro da UEFA multou o Vitória em 200 mil euros e aplicou uma pena suspensa de participação nas competições europeias.

De acordo com o comunicado daquela instância reguladora, a multa ao Vitória resulta da existência de dívidas em atraso a outros clubes de futebol, funcionários e/ou autoridades sociais/fiscais. Além do Vitória, foram ainda multados o FC Porto, em 1.5 milhões de euros, e o Sp. Braga, em 40 mil euros.

No mesmo comunicado, por ler-se que “por reincidência, dívidas vencidas há mais de 90 dias durante a época e/ou incumprimento dos critérios de licenciamento do clube”, foi imposta ao Vitória, assim como ao FC Porto e CSKA Sofia, da Bulgária, uma exclusão suspensa. Para o Vitória, a exclusão fica suspensa por um período probatório de uma época e só será aplicada se o clube não cumprir os requisitos de solvência na época 2024/25. Ou seja, se não cumprir com os seus compromissos, o Vitória corre o risco de participar na próxima competição de clubes da UEFA para a qual se qualifique nas três épocas seguintes (ou seja, 2025/26, 2026/27 e 2027/28).

De acordo com fonte do clube, o Vitória não corre o risco de ser afastado da Liga Conferência uma vez que já saldou a dívida em questão, que estava pendente com um outro clube. No entanto, tem de pagar a multa de 200 mil euros.

A avaliação dos requisitos de solvência para os clubes que participam nas competições da UEFA durante a época 2023/24 foi realizada pelo Comité de Controlo Financeiro em três prazos regulamentares. “Durante esta avaliação, tornou-se evidente que, em março, alguns clubes não cumpriam os critérios de não pagamento em atraso para o licenciamento de clubes e a participação nas competições de clubes da UEFA”, pode ler-se na nota daquele organismo


Marcações: Vitória Sport Clube, UEFA

Imprimir Email