Histórico Clube Caçadores das Taipas chega ao Centenário



O histórico Clube Caçadores das Taipas chega ao Centenário esta quinta-feira, 23 de Novembro de 2023.

Terceiro clube mais antigo do Distrito, apenas atrás do Sp. Braga e Vitória, o Taipas milita actualmente na Divisão de Honra da Associação de Futebol de Braga, depois de no passado ter disputado outros palcos, como a antiga 2ª Divisão B.

As comemorações do Centenário prosseguem esta quinta-feira, data em que os taipenses celebram o aniversário. O hastear das bandeiras, no Campo do Montinho, acontecerá às 12h15, seguindo-se o descerramento de uma placa comemorativa da fundação do Clube Caçadores das Taipas, no complexo desportivo do Montinho, e a romagem ao cemitério das Taipas, para deposição de coroa de flores em homenagem a todos os dirigentes e associados do clube já falecidos. Para sábado, está marcado o jantar comemorativo dos 100 anos do Clube Caçadores das Taipas, que se realizará na Quinta do Cedro do Ave, em Santo Emilião. No passado fim-de-semana realizaram-se outras iniciativas, com destaque para o descerramento de uma placa comemorativa da fundação, no Edifício Termal, local onde se realizou, a 19 de Novembro de 1923, a Assembleia Geral Inaugural do Clube Caçadores das Taipas.

Depois de começar pela prática do tiro, o Clube Caçadores das Taipas enveredou pelo futebol, quase sempre no Campo do Montinho. Como pontos altos, destaque para o título de campeão nacional da 3ª Divisão, na época 2000/2001, e para a presença em 24 edições da Taça de Portugal, onde chegou aos oitavos-de-final na época 1998/1999. Conquistou ainda três Taças Associação de Futebol de Braga (1981/82, 2007/08 e 2011/12), além de outros seis títulos de campeão distrital, apenas no futebol sénior.

Pelo Campo do Montinho passaram jogadores que chegaram à Liga, e que recentemente foram homenageados, como Zé Manel (Paços de Ferreira, Boavista e Sp. Braga), César Peixoto (FC Porto, Sp. Braga, Benfica e Vitória) e Moreno (Vitória e Nacional da Madeira). Os taipenses também assistiram ao crescimento de Vanessa Marques, jogadora actualmente ao serviço do Famalicão, que soma 89 internacionalizações pela Seleção A de Portugal, com 12 golos apontados.


Marcações: Clube Caçadores das Taipas, Centenário Vitória SC

Imprimir Email