Andebol | José Diogo Silva: “Maior conforto se ficarmos acima do 8º lugar”



O responsável pela secção de andebol do Vitória, José Diogo Silva, faz o balanço das primeiras jornadas do clube ao mais alto nível e projecta aquilo que poderá fazer para garantir os principais objectivos definidos para esta temporada.

O Vitória subiu degraus nas últimas jornadas do campeonato. De alguma forma, o actual 8º lugar na classificação dá maior conforto a este projecto?: "Mais do que isso acredito que esta posição começa a revelar que a secção, equipa técnica e jogadores começaram a projectar já há algum tempo. O campeonato tem duas fases, mas a posição em que nos encontramos agora significa que podemos evitar a luta pela permanência. Isto deve-se ao empenho que todos têm demonstrado ao longo destes primeiros meses de trabalho. O início não foi fácil e chegar a esta paragem no 8º lugar é um prémio justo para todos".

Era este crescimento que projectaram quando iniciaram a preparação da primeira experiência na 1ª Divisão?: "Queremos acreditar que a equipa pode dar muito mais. Passava pelos nossos planos uma certa evolução da equipa, que recebeu muitos jogadores. Além disso, é uma realidade diferente para os que cá ficaram, percebemos logo que ia ser mais exigente a todos os níveis. O grupo conseguiu começar a mostrar o seu real valor depois de no início da época não termos sido tão competentes como desejávamos. Com o trabalho, empenho e dedicação que todos têm tido estamos a revelar que aquilo que estava projectado pode ser concretizado. Mas, ainda há um longo caminho pela frente".

O início de temporada, com apenas um empate em seis jogos, foi o reflexo das dificuldades que esperavam o Vitória?: "Tínhamos consciência que não estaríamos no nosso melhor momento no arranque da época, uma vez que íamos encontrar equipas com outro tipo de andamento, mais habituada à exigência deste escalão. Pensávamos que era possível alcançar outro tipo e resultados, mas nunca desesperamos, nem nunca nos condenamos porque sabíamos que a dedicação diária iria dar os seus frutos, felizmente isso está a acontecer. O segredo foi acreditarmos sempre no projecto que tínhamos, acreditarmos no trabalho diário para dar o melhor pelo Vitória".

De que forma o Vitória pode continuar a crescer para garantir a permanência com tranquilidade?: "Sabemos perfeitamente que para ficar na 1ª Divisão teremos de passar um caminho de pedras, como diz o presidente, mas também sabemos que estamos a trabalhar para alcançar a melhor classificação possível. Se ficarmos no 8º lugar, a partir de Março sabemos que vamos ficar na 1ª Divisão, o que pode dar um maior conforto em termos de gestão do projecto do Vitória, mais tempo para planear a temporada 2024/2025 e os desafios futuros. Se tivermos de ficar abaixo do 8º lugar vamos ter uma liguilha para a qual nos prepararemos da melhor forma. Obviamente que prefiro alcançar um lugar entre os primeiros oito classificados para podermos fugir à fase da luta pela manutenção".

De que forma este percurso tem permitido à modalidade ganhar o seu espaço no universo Vitória?: "Este é um projecto contínuo, com progressos ano após ano. Temos outro tipo de jogos no nosso pavilhão, com mais qualidade, o que leva mais gente às bancadas. Quer o clube, quer a comunidade vimaranense, que é muito ligada ao andebol, está a responder da melhor forma. Deram-nos as melhores casas no pavilhão do Vitória, essa é a melhor resposta. É revelador do ambiente andebolístico que se vive na cidade de Guimarães e quanto o clube tem carinho por esta modalidade. É o renascer de uma secção, toda a gente está contente com o que o andebol está a dar ao clube e aquilo que pode dar. Temos sentido que com o Vitória neste patamar, o andebol fica mais vivo em Guimarães".


Marcações: Vitória Sport Clube, andebol, José Diogo Silva

Imprimir Email