TAD anulou jogo à porta fechada na sequência de incidente no jogo com FC Porto



O Tribunal Arbitral do Desporto anulou uma decisão do Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol, que, em Julho deste ano, tinha decretado ao Vitória uma pena de um jogo à porta fechada na sequência dos incidentes que marcaram o encontro com o FC Porto, da 29.ª jornada da Liga 2021/2022, disputado em Abril.

A Administração da SAD do Vitória apresentou um recurso da pena do Conselho de Disciplina junto do TAD, que agora reconheceu razão às suas pretensões. O Tribunal Arbitral do Desporto entendeu “por maioria, julgar procedente o recurso interposto pela demandante, Vitória Sport Clube (...), anulando-se assim a deliberação” do Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol.

Recorde-se que o Vitória foi castigado com um jogo à porta fechada e a pagar uma multa no valor de 6.500 euros na sequência da invasão protagonizada por um adepto no jogo com o FC Porto, realizado a 10 de Abril deste ano, no Estádio D. Afonso Henriques. O mesmo adepto aproximou-se de Rochinha e Geny Catamo, que representavam o do Vitória.

No acórdão agora conhecido, o Tribunal Arbitral do Desporto esclarece que não foi provado que o invasor fosse sócio ou simpatizante do Vitória e que tivesse pontapeado Rochinha por duas vezes. “Foi decisivo o depoimento do pretenso agredido com dois pontapés, pois foi perentório ao declarar, várias vezes, que 'nunca se sentiu agredido', inclusivamente, quando lhe foram exibidas as imagens constantes dos autos. Por outro lado, declarou que o invasor o abraçou (...) tendo até referido que o invasor lhe disse 'amo-te Rochinha'”, explica o TAD, que acrescentou: “As testemunhas Cosme Machado, ex-árbitro de futebol, e João Pinheiro, árbitro do jogo, foram perentórios em afirmar que o jogo se encontrava interrompido, tendo sito reatado com um lançamento da linha lateral, esse sim retardado por força da invasão.”


Marcações: Vitória Sport Clube, Tribunal Arbitral Desporto, TAD

Imprimir Email