Gonçalo Pinto concretizou "o sonho" de jogar pela equipa A do Vitória: "Quero trabalhar ainda mais para ter mais presenças"



O médio Gonçalo Pinto confessou que foi "muito gratificante" estrear-se pela equipa A do Vitória no jogo com o Vilafranquense, da Fase 1 da Taça da Liga. O médio vimaranense, irmão do lateral Alex Pinto, que também se estreou pela equipa principal do Vitória, na altura lançado por Pedro Martins, falou com os jornalistas no âmbito da visita à EB 2,3 de Abação.


Como viveu a estreia pela equipa A no jogo da Taça da Liga frente ao Vilafranquense?: "Foi muito gratificante porque é algo para que trabalhava há muito tempo. Alcançado esse sonho de me estrear pela equipa principal do clube que represento há 12 anos, agora quero trabalhar ainda mais para continuar a ter mais presenças na equipa A."

Estava muito nervoso antes de entrar em campo?: "Confesso que até ao momento de entrar não estava tão nervoso, mas quando fui chamado comecei a sentir as tais borboletas na barriga. Depois de entrar em campo, algo a que estou habituado, fiquei tranquilo depois dos primeiros passes."

Espera que tenha sido a primeira de muitas oportunidades na equipa principal do Vitória?: "Acredito que sim, que foi a primeira de muitas oportunidades."

De que forma é que os jogadores que começam nos escalões de base vêm as portas que o clube tem aberto para a equipa principal?: "A aposta na formação tem crescido ao longo dos anos. Ver que essa aposta tem aumentado é muito bom, é algo que nos dá ainda mais crença de chegar ao objectivo. Se calhar, há cinco ou seis anos era muito mais difícil do que é agora. Além disso, vimos o André Almeida sair por milhões para jogar num grande clube da Liga espanhola. Essa aposta na formação, que tem crescido, é muito boa para nós."

O seu irmão, Alex Pinto, também se estreou com a camisola principal do Vitória. Como é que ele viveu este momento?: "O meu irmão é o meu ídolo, tento seguir o que ele tem feito em função do que tem alcançado. Sou capaz de acreditar que ele estava mais nervoso do que eu. A primeira mensagem que li depois de ter acabado o jogo foi a dele, disse-me que estava a suar por todos os lados de nervosismo. Tenho um irmão, um ídolo que me apoia."

O treinador da equipa principal, o Moreno Teixeira, passou por estes caminhos. Como vêm isso?: "Não vou dizer que é uma vantagem, porque como o treinador diz nós temos de ganhar as oportunidades. O facto do mister nos conhecer da época passada, porque trabalhamos em conjunto na equipa B, pode ajudar a essa aposta. Já trabalhou no clube, passa a mística do que é jogar num clube diferente dos outros, um clube muito grande."

Concretizado o primeiro sonho, tem outras metas dentro do Vitória como conquistar troféus?: "Qualquer jogador de futebol pensa em conquistar títulos e em chegar a patamares muito altos. O sonho de me estrear na equipa A passou a ser um objectivo concretizado, agora quero pensar em objectivos a curto prazo, quero continuar a ser uma aposta forte na equipa B para depois, daqui a um ou dois anos, ser um jogador importante na equipa principal. Mais tarde, poderei pensar em grandes clubes europeus."

O trajecto da equipa B não tem correspondido às expectativas. Que mensagem podem deixar aos adeptos?: "Não foi o começo que desejávamos, mas não é como começa, mas sim como acaba. Temos muitos jogos pela frente, a equipa está a ganhar confiança e ligações mais fortes. Acredito que nos próximos jogos vamos dar uma resposta melhor e alcançar objectivos que estavam definidos no início do ano."

Como foi este contacto com os adeptos mais jovens?: "Confesso que foi a primeira vez que estive assim tão próximo dos adeptos. Quero ter estas actividades solidárias mais vezes com as crianças, porque infelizmente nem todos nascemos com as mesmas possibilidades e é muito importante poder ajudar quem mais precisa. Ver estas crianças receber estas pequenas coisas e a darem-nos abraços é uma das coisas mais gratificantes que podemos ter."


Marcações: Vitória Sport Clube, Gonçalo Pinto

Imprimir Email