Moreno Teixeira: "Só me vou desiludir se não tivermos a coragem que temos demonstrado"



O treinador do Vitória, Moreno Teixeira, esteve na sala de imprensa do Estádio D. Afonso Henriques esta sexta-feira para promover a antevisão da partida com o Sporting, da 12.ª jornada da Liga, que se realiza este sábado, pelas 20h30, em Alvalade.

Ao fim de 11 jornadas, contava ir a Alvalade defrontar o Sporting com a classificação actual?: "Não, muito sinceramente, não. Não por falta de confiança na nossa equipa, mas imaginava o Sporting noutros lugares pelo fantástico plantel e pelo fantástico treinador que tem. A classificação não é muito importante. Temos um jogo para disputar, para competir, para sermos nós. Se não é a melhor é uma das melhores equipas do nosso campeonato. Pelo que observamos da qualidade de jogo do Sporting, percebemos que vamos ter um jogo muito complicado e que vamos defrontar, sem sombra de dúvidas, uma das melhores equipas do campeonato."

De que que forma o Vitória vai apresentar-se?: "Não queremos ser diferentes do que temos sido até agora. A única forma que o grupo tem de me desiludir é se formos diferentes do que temos sido, nunca por um passe errado ou um golo falhado em cima da linha. Só me vou desiludir sim se não tivermos a coragem que temos demonstrado."

Dava-lhe gozo bater o 6.º classificado e deixá-lo mais distante?: "Dá-me gozo ganhar, foi para isso que trabalhamos. Sabemos bem quem vamos encontrar, não nos iludimos pelo momento do Sporting. Se não é o melhor, o Rúben Amorim é um dos melhores treinadores portugueses. Não precisa das minhas palavras de conforto para nada. Poderemos e queremos conquistar mais três pontos, se não o conseguirmos que seja por mérito do adversário e não por receio nosso."

Jogos com Sp. Braga e Benfica serviram de crescimento para este Vitória?: "Servem de referência, preparamos este jogo a falar um pouco desses dois encontros. A comunicação foi feita sobre um pouco o que aconteceu nesses dois jogos. A nossa resposta nesses dois jogos, que não ganhamos, obriga-nos a pensar que temos a obrigação de ir a casa do Sporting lutar para vencer o jogo. Se trazemos um ponto ou três depois isso vemos."

Sporting levou Rochinha e Edwards do Vitória e está atrás na classificação...: "Quando me lembro que esses dois estavam cá na época passada, como outros, isso faz-nos pensar que estamos a trabalhar bem. Nós, grupo, família vitoriana. No jogo como Famalicão só apresentamos dois atletas que há um ano estiveram em Alvalade. Não é fácil ganhar jogos quando há uma reformulação tão grande. Mas, não queremos que isso crie relaxe, só estamos na 11.ª jornada, não ganhamos nada."

Que jogo espera frente ao Sporting...: "Não nos deixamos enganar por esta série do Sporting. Percebemos a competência do seu grupo de trabalho, percebemos o que temos feito no campeonato. Vai ser um bom jogo de futebol porque as duas equipas têm capacidade de produzir futebol positivo. Podemos ter de passar mais tempo no nosso meio campo defensivo, mas também vamos ter oportunidades e fazer golos. Espero que seja um bom jogo e que possamos conquistar os três pontos."

Já conta com André Silva?: "O André regressa à convocatória, assim como o Bruno Gaspar que vai connosco para baixo."

Afonso Freitas e Zé Carlos estão preparados para os obstáculos complicados que terão pela frente?: "Só crescem com este tipo de adversários pela frente. É assim que os preparamos para o futuro do Vitória. Se jogarem, estarei muito confortável porque confio muito neles."

Não é muito frequente o Vitória estar tantos jogos sem perder. O que representa isso para o treinador?: "Essa estabilidade é importante em qualquer grupo de trabalho. Existiam muitas dúvidas à volta deste grupo de trabalho, isso era natural, não me fazia qualquer confusão, porque houve mudanças no plantel e na equipa técnica. O que digo aos jogadores é que não podemos perder o foco. Isto só faz com que nos olhem de forma diferente. Estivemos três jornadas consecutivas a perder, isso foi muito mau para mim, não queremos voltar a essa série. Foi com base no trabalho que tivemos esta série de resultados, o caminho não passa por nos desfocarmos, nem pensarmos que já somos alguém."

O jogo com o Sp. Braga foi o ponto de viragem?: "Agora é fácil falar desse jogo. Percebi a resposta que a equipa deu dentro de campo nesse jogo. Esse jogo foi uma referência pela forma como perdemos, pela revolta que criou por não termos conquistado pontos. Já tudo é passado, temos de nos focar no dia de amanhã, porque este clube obriga-nos a isso. Duas derrotas consecutivas podem trazer fantasmas."


Marcações: Vitória Sport Clube, Moreno Teixeira

Imprimir Email