Juventude Lajense prepara "jogo mais importante da vida do clube" na eliminatória da Taça com o Moreirense



O treinador da Juventude Lajense entende que o jogo com o Moreirense, da 2.ª eliminatória da Taça de Portugal, é o mais importante da história daquele clube açoriano. Depois de ter deixado pelo caminho o São Roque, igualmente dos Açores, a Juventude Lajense vai defrontar, pela primeira vez, um clube da Liga 2. Por isso, a semana que antecede o jogo está a ser vivida de forma especial, como deu conta João Abel Cruz, numa entrevista ao Grupo Santiago.

Como estão a viver a semana que antecede o encontro com o Moreirense, da 2.ª eliminatória da Taça de Portugal?: “O nosso trabalho, enquanto equipa técnica, passa por gerir a ansiedade. Não tem sido fácil, mas acho que temos gerido bem até ao momento competitivo. Será, sem dúvida nenhuma, o jogo mais importante da vida do clube e vamos fazer de tudo para estar à altura”.

Com que expectativas vão entrar em campo nesta eliminatória?: “O Moreirense é uma equipa de um nível acima da Liga 2. Tem feito um campeonato excelente, não é à toa que tem 17 golos marcados e só cinco sofridos. Não podemos esconder que é um David contra Golias, mas preparamos o jogo com vontade de conquistar algo. Vamos trabalhar com as nossas armas, jogar com o nosso campo e a nossa massa-associativa. Vamos deixar a vida em campo para conquistar algo”.

E que armas tem a Juventude Lajense para procurar contrariar o natural favoritismo do Moreirense?: “Além da qualidade individual que temos, com as devidas diferenças para o Moreirense, acho que podemos jogar com o grande envolvimento em torno do clube. Somos um clube de freguesia, m as com uma estrutura semi-profissional e uma massa-associativa, no mínimo, de Campeonato de Portugal. Não vamos estar a dizer que vamos jogar de igual para igual, porque há diferenças, vamos defrontar um adversário profissional. Estamos num clube que disputa o campeonato dos Açores ao fim de 14 anos após a última experiência. Construímos um plantel para nos efectivarmos no campeonato dos Açores, que já é muito exigente. Queremos deixar uma imagem do que são os nossos adeptos, que nos apoiam sempre muito”.

Para quem não conhece a realidade da Juventude Lajense, o que pode revelar sobre a realidade do clube?: “Trabalhei na zona de Braga alguns anos, vim para os Açores há pouco tempo. Surgiu esta possibilidade de assumir a coordenação e a equipa técnica da Juventude Lajense, um grande desafio. Num contexto de Ilha, existem dois ou três clubes de cidade, com mais história, como Praiense, Lusitânia e Angrense. Comparo muito o Lajense ao Grupo Desportivo das Fontinhas, que fez uma subida a pulso até à Liga 3. Temos o mesmo ou até mais potencial que esse clube. A Juventude Lajense é um clube que move uma freguesia, posso dizer com orgulho que mete mais gente no seu campo do que em 80 por cento dos jogos do Campeonato de Portugal e até mais do que alguns da Liga 3. Todos os fins-de-semana, independentemente do adversário, a Juventude Lajense move muitos adeptos”.


Marcações: Moreirense Futebol Clube, Juventude Lajense

Imprimir Email