Novo relvado do Santo Estêvão deve-se ao “mérito ao presidente Francisco Mendes”



Foi no passado sábado que decorreu a inauguração do renovado Campo da Fraga, casa do Grupo Desportivo Santo Estevão. Com a implementação de um novo sintético e a construção de uma bancada, além do melhoramento da já existente, o clube que milita na 1.ª Divisão da Associação de Futebol de Braga conta agora com uma casa remodelada, num campo que foi inaugurado em 1991. A cerimónia contou com nomes como Domingos Bragança, Presidente da Câmara Municipal de Guimarães, Manuel Machado, Presidente da Associação de Futebol de Braga, Vítor Pais, Presidente da União de Freguesias de Briteiros Santo Estevão e Donim e o Presidente do clube, Francisco Mendes, que chegou em 2019 e foi o principal obreiro da empreitada. 

O presidente da Câmara, Domingos Bragança, assinalou que “se fez justiça”. “O que eu posso fazer é atender a toda a parte do território de Guimarães”, afirmou, reconhecendo depois “o mérito ao presidente Francisco Mendes, bem como a toda a sua equipa. Parece que é bom fazer convites a 24 de Dezembro, véspera de Natal, porque parece que dão sorte e a nossa prenda de Natal foi aquela que quisemos dar, através da sua pessoa, para este grande clube. Nós temos infraestruturas por todo o concelho muito boas. Mas, à medida que as vamos construindo percebemos que as precisamos de completar. E uma delas são as estruturas a nível de balneários para a prática desportiva feminina, porque não faz sentido no dia de hoje as jovens e mulheres não possam ter condições para a prática desportiva. A prática desportiva procura o bem-estar e a capacidade de trabalhar em grupo. A justiça que eu posso fazer é atender a toda a parte do território de Guimarães. Este espaço é um espaço de total paz e concórdia e, para nós Guimarães, nunca será um espaço como aquele que aconteceu daqueles que vieram da Croácia e fizeram do desporto violência. O desporto é a paz e a festa”, acrescentou Domingos Bragança.

O presidente do Santo Estêvão, Francisco Mendes, destacou a ideia de que a remodelação do Campo da Fraga “é um projecto muito importante, que começou no dia 24 de Dezembro de 2019. Depois da insistência de um antigo presidente, resolvi aceitar o convite e tomar conta do clube. Se houvesse uma casa de apostas, o meu nome até seria o último a surgir, porque não tinha ligação ao clube. Mas, depois de muito trabalho e conversar com o Vítor Pais e senhor Presidente, Domingos Bragança, eles viram aquilo que nós queríamos a apoiaram-nos sempre e hoje temos esta obra aqui”.
“Isto é fruto de muito trabalho e, embora agradeço o apoio do Municipio, só pedia que nos continuassem a apoiar”, disse, realçando, uma vez mais, a vontade de dinamizar a formação. “Foi para isso que eu também cá vim. Nesta zona do concelho não tínhamos um campo onde os nossos miúdos e adultos tivessem condições para jogar futebol. Este campo é muito importante para a nossa freguesia”.


Marcações: relvado sintético, GD Santo Estêvão

Imprimir Email