Porto Editora vai proceder à correção do texto do 'caso Marega' e pede "desculpa ao Vitória e aos adeptos vitorianos"



A Porto Editora revelou, ao Grupo Santiago, que vai proceder à correção do texto inserido no manual escolar de Filosofia “Ágora” 10.° ano, em que é abordado o caso Marega, e que motivou uma tomada de posição da Direção do clube. Ao mesmo tempo, apresenta desculpas ao Vitória e "aos adeptos vitorianos".

Na sequência do pedido de esclarecimento solicitado pelo Grupo Santiago, a Porto Editora começa por esclarecer que “os autores do manual escolar de Filosofia “Ágora” 10.° ano (Susana Teles de Sousa, Isabel Pinto Ribeiro e Rui Areal), editado pela Porto Editora, abordam o tema da subjetividade moral através do chamado “caso Marega”, de forma a levar os alunos a uma reflexão crítica e a uma tomada de posição a partir de notícias e de casos atuais e mediáticos”. Acrescenta que “os alunos são orientados a interpretarem o tema através de uma perspetiva subjetivista e, em oposição, segundo uma visão crítica do subjetivismo”. Por isso, entende que “é errado afirmar que este manual potencia a «criação de um estigma injustificado sobre milhares de adeptos», como refere o comunicado entretanto emitido pelo clube vitoriano. Pelo contrário, promove a análise, discussão e debate de um tema segundo diferentes perspetivas, método reconhecidamente profícuo no processo de ensino-aprendizagem”.

A Porto Editora reconhece que “contudo, os autores do manual referem-se aos adeptos do Vitória Sport Clube como os autores dos insultos racistas, tal como foi dito publicamente em vários órgãos de comunicação social nos dias seguintes ao acontecimento de 17 de fevereiro de 2020. Ora, a Justiça absolveu o Clube de tais acusações e foram multados três espectadores que estavam no estádio”. “Neste sentido, pedimos desculpa ao Vitória Sport Clube e aos adeptos vitorianos e vamos proceder à correção do texto, nos livros escolares que ainda não foram impressos”, pode ler-se no mesmo comunicado.

A Porto Editora ressalva que “fez parte da formação de várias gerações, sendo reconhecida pelo rigor, a qualidade e a inovação com que toda a equipa (incluindo os autores) desenvolve o seu trabalho. Assim continuaremos, em prol dos compromissos que assumimos com a comunidade educativa e com toda a sociedade. Nesse sentido, manifestamos a nossa disponibilidade para, em conjunto com o Vitória Sport Clube (e outras instituições que pretendam associar-se), desenvolver iniciativas dirigidas às comunidades educativas de todo o país, para abordar as questões multiculturais no desporto, que tantas vezes é um importante fator de inclusão”.


Marcações: Vitória Sport Clube, Marega, Porto Editora

Imprimir Email