Rui Castro: "Ainda falta muito campeonato, temos é de pensar no jogo contra o Joane"



O Brito vai iniciar 2022 confortavelmente instalado na liderança do campeonato Pró-Nacional da Associação de Futebol de Braga.

Na primeira jornada do novo ano, o clube vimaranense defronta o segundo classificado, o Joane, e pode dar a machadada final nas contas da série B. Ainda assim, o treinador Rui Castro recusa olhar para um horizonte mais distante que o próximo encontro.

Nesta fase, já se pode falar do Brito como o principal candidato a conquistar o título de campeão desta serie B do Pró Nacional?: "Sim. Se no início já não fugíamos às nossas responsabilidades de ficar em primeiro lugar porque éramos uma equipa que vinha de uma divisão superior, agora, com dez pontos de vantagem para o segundo classificado, ainda menos. Não vou estar aqui com um discurso de que “é jogo a jogo”. Obviamente que não vai ser fácil até ao fim, continuamos a ter o discurso interno de que temos de ser cautelosos, porque uma ou duas derrotas podem colocar tudo em causa. Mas, a partir do momento que chegamos a esta vantagem, obviamente que nos poderemos considerar os mais fortes candidatos".

Com o Brito tão “habituado” a ganhar, preocupa-o que alguma possível quebra nos resultados possa influenciar negativamente a equipa?: "Primeiro, nós temos de estar preparados para ganhar, até porque ninguém se cansa de ganhar. Foram 12 vitórias seguidas, mas queremos continuar a querer mais. Depois, temos sempre de estar preparados para uma possível derrota, porque a qualquer altura pode acontecer. No futebol, existem três resultados possíveis. Para já, só tivemos dois, mas o terceiro pode aparecer e só temos é de estar preparados. Não acredito que depois de uma derrota a gente vá facilitar, mas vamos ver quando ela vai acontecer".

Se calhar, e devido ao domínio que tem apresentado, possivelmente o Brito até seria equipa de outra divisão…: "Neste momento, somos uma equipa de Pró Nacional, desde o técnico até aos jogadores. Não podemos estar a pegar na equipa, metê-la no Campeonato de Portugal e imaginar cenários que não existem. Neste momento, vamos tentar ficar em primeiro nesta divisão e depois pensaremos no futuro. Existem equipas fortes no Pró Nacional. O Brito, simplesmente, tem sido melhor".

Já olhou para o seu possível adversário que sairá da série A, que neste momento é o Dumiense?: "Ainda falta muito campeonato e não faz sentido estarmos a pensar no Dumiense. Temos sim é de pensar no próximo jogo contra o Joane. Curiosamente, já chegamos a jogar com o Dumiense este ano, visto que foi o nosso primeiro jogo de pré-época. Conheço alguns jogadores, já tive o prazer de me sentar com o treinador. É uma boa equipa".

Como é que o grupo tem lidado com esta nova crescente de casos de Covid-19 em Portugal? Existe algum receio de um possível surto?: "Para já, estamos tranquilos, mas obviamente que estamos sempre vigilantes. O simples facto de já estarem a limitar os recintos desportivos novamente faz com que tire gente dos estádios, principalmente no Distrital. Se realmente isso vier a acontecer em Joane será uma pena, porque a massa adepta dos dois clubes merecia estar presente nesse jogo, uma partida que vai colocar frente a frente os dois primeiros e, da maneira como o campeonato está, este jogo não decide, mas acaba por ser importante. Esperemos é que a competição não pare. Não queremos subir como subimos há dois anos atrás, queremos jogar até ao fim".


Marcações: Associação de Futebol de Braga, Brito SC, Rui Castro

Imprimir Email