Albino Teibão: "Antigas instalações dos CTT serão um género de sede do Centenário do Vitória"



O edifício onde funcionaram as antigas instalações dos CTT, na Rua de Santo António, em pleno centro da cidade de Guimarães, vai funcionar como uma espécie de sede das comemorações do Centenário do Vitória.

O dono do edifício, o empresário Vítor Abreu, cedeu as instalações ao clube e à Comissão do Centenário. A revelação é do vice-presidente vitoriano Albino Teibão, numa entrevista ao DESPORTIVO de Guimarães.

É membro da Comissão do Centenário. O programa está definido ou vai ser muito dinâmico ao longo do ano?: "A Comissão tem um certo número de pessoas que nos podem ajudar a elaborar um programa o mais abrangente possível. Temos muitos eventos já definidos - alguns até já foram realizados. Digamos que as traves-mestras estão elencadas, mas não vamos fechar o programa. Ele será exactamente dinâmico e tem de fazer com que todos, nomeadamente os associados, possam contribuir. Esta comemoração tem de integrar toda a Cidade, que cada um sinta que está a comemorar o seu próprio aniversário".

É fundamental levar o Vitória a todo o Concelho?: "Vamos ter uma grande proximidade com as instituições - dou os exemplos do Convívio, do CAR, das juntas de freguesia - e pretendemos levar o Vitória a todo o lado. Queremos ir às vilas, fazer exposições lá, fazer debates, levar antigos dirigentes e antigos jogadores, falar do Vitória... Temos tido, da parte de todas as instituições, uma abertura imensa e até um agradecimento por nos lembrarmos delas. Isso demonstra que faz falta o Vitória estar lá. Queremos que o Vitória seja aquilo que nos une e não aquilo que por vezes nos separa. Temos que incrementar mais esta paixão pelo clube, tendo em consideração que o passado nos honra mas que devemos ter a capacidade de pensar o que queremos para o futuro. É uma discussão que vamos ter ao longo do ano, fazendo debates com as forças vivas da Cidade".

Dar alguns passos no sentido de assegurar o futuro?: "Sabemos que temos futuro, mas devemos pensar o que queremos dele. O Vitória é um clube muito especial, que não vive de títulos para ter esta paixão, mas claro que dava jeito começar a tê-los. É fundamental perceber o que falta para que tal suceda".

Vamos ter um ano recheado de iniciativas?: "Garantidamente. Em primeira mão, posso dizer-lhes que iremos ter um grande espaço no centro da Cidade dedicado ao Vitória. Para nosso uso, durante o próximo ano, teremos as antigas instalações dos CTT. Fechei esse acordo com o Engenheiro Vítor Abreu, que gratuitamente nos vai ceder o espaço para que o Vitória possa ter um género de sede do Centenário, onde vamos poder realizar muitas iniciativas. Será o epicentro de tudo, onde faremos exposições, criaremos zonas de debate e de encontros... Vamos ter colóquios com antigos capitães e treinadores; uma conferência sobre o futuro do futebol com a presença de uma pessoa de renome nesta matéria. Vamos organizar tertúlias... Aquilo poderá ser uma casa de passagem diária, permanente, onde possamos conversar sobre o Vitória. O debate sobre a revisão dos Estatutos também é fundamental que se faça, para que os sócios possam dar o seu contributo".

Há eleições no próximo ano. A Comissão do Centenário terá legitimidade para levar todo esse programa até ao fim, independentemente desse acto eleitoral?: "Creio que sim. A Comissão estará em contacto com a Direcção, seja ela qual for, e esta dará as suas indicações, mas teremos o programa preparado naquilo que são as suas linhas directrizes. O site do Vitória, dentro de dias, dará essas informações num espaço próprio dedicado ao Centenário. Já organizámos o primeiro grande evento, que foi o debate sobre o Cartão do Adepto, em que marcámos a nossa posição e felizmente demonstrou-se que estávamos certos. Esse foi o ponto de partida, para demonstrarmos que o adepto é fundamental no Vitória".


Marcações: Vitória Sport Clube, Centenário Vitória SC, Comissão do Centenário, Albino Teibão

Imprimir Email