Pepa: "Temos de estar fortes nos quatro momentos do jogo para ganhar ao Benfica"

images/mnwallimages/900x600/images/mnwallimages/900x600/images/mnwallimages/900x600/images/fotoarquivo/2018/desporto/Vitoria20212022/Treinos/Pepa_treino.jpg

Pepa acredita que o Vitória tem condições para travar o Benfica, líder invicto da Liga, no encontro da 7.ª jornada, marcado para este sábado, às 18 horas. Depois do treino desta manhã, que teve lugar no relvado do Estádio D. Afonso Henriques, o treinador esteve na sala de imprensa para projectar o embate.

Uma análise ao que o Vitória fez até agora no campeonato…: "A análise é a que tenho feito. Temos dado mais ao jogo do que o que o jogo nos tem dado a nós, estou a referir-me a pontos e a golos. Temos tido volume ofensivo, oportunidades claras, mas os pontos e os golos não correspondem ao que temos feito. Não podemos mexer no que está para trás, mas sim no que vem pela frente e o que se segue é o Benfica. O Benfica está no seu melhor momento, temos de estar fortes nos quatro momentos do jogo para conseguir o que desejamos, que é ganhar".

Quais são os grandes predicados deste Benfica?: "É uma equipa que não tem nada a ver com a do ano passado. Não há comparação. Está muito forte na reação à perda, no processo defensivo, concede poucas oportunidades de golo. É um equipa com muita vertigem, que consegue manter a bola no meio campo do adversário. Sabemos o que vamos encontrar, as dificuldades que nos poderão causar. Temos de identificar bem, mas olhar para nós, ter a capacidade de ter bola, de ter muito critério e agredir muito o Benfica. Quanto mais conseguirmos ter bola, quando mais conseguirmos meter o Benfica para trás, mais dificuldades vão ter. É esse o nosso objectivo. Isto é um equilíbrio de forças, amanhã dentro do campo é que vamos ver quem terá maior domńio. O mais difícil será quando estivermos sem bola, quando a tivermos devemos saber o que fazer".

O Vitória não vence o Benfica em casa desde Fevereiro de 2012, está na hora?: "Os números são história, o que podemos alterar é no jogo amanhã. Sobre o que está para trás não podemos fazer nada, só podemos fazer é amanhã. Independentemente do que está para trás, sentimo-nos com capacidade para vencer o jogo. A história vai escrever-se depois dos 90 minutos que estivermos em campo".

Francisco Ribeiro, contratado ao FC Porto por 11 milhões de euros. Face aos valores envolvidos no negócio, conta integrar este jogador no plantel?: "O plantel sabe quem está a trabalhar connosco, temos muitos jovens connosco. O intuito da pergunta é outro, passo ao lado".

O Vitória pode ajustar-se ao Benfica?: "O decorrer do jogo faz com que haja algumas mudanças, não em termos de questões estruturais. Estarmos a trabalhar com uma ideia e mudar por causa de um adversário não faz sentido. Há algumas nuances do jogo que podem surgir, mas estamos preparados".

O Benfica é a equipa mais forte e porquê?: "A equipa que está à frente é a melhor. É como a história de quem é campeão. Temos a tendência de olhar para o resultado, o resultado é o sumo, está bom ou não está bom, a laranja está podre ou não. Mas, até tirarmos o sumo há um processo longo e contínuo. O nosso processo é sentirmo-nos bem em campo, sentimo-nos uma equipa capaz de ganhar seja contra quem for, o sumo vai sair bem melhor com o tempo. Não tenho problemas em dizer que este Benfica está fortíssimo, mas vamos olhar olhos nos lhos e tentar ganhar desde o primeiro minuto".

Jogo com o Arouca, sofrer dois golos na fase final, tirou confiança à equipa?: "Não foi preciso fazer nada… houve outro jogo a meio e a resposta foi cabal. Fomos sérios e competentes com o Sp. Covilhã. Vamos ter sempre erros individuais, colectivos e do treinador. Temos de ter a personalidade necessária para fazer o luto rapidamente. São situações que aconteceram em campo, há sempre peripécias incríveis. Mas, não temos tempo para esse tipo de lamúrias. Temos de olhar para a frente, a confiança é total".

Benfica é um dos adversários a quem Quaresma marcou mais golos.: "Espero do Ricardo o que espero de todos. Estava com esperança no Nico no último jogo, ainda tive de pagar uns frangos depois dele ter marcado de fora da área. Se todos estiverem no máximo o colectivo pode fazer coisas boas. Se um ou dois estiveram abaixo, já se nota no coletivo".

No ano da comemoração do centenário do Vitória,o que gostava de conquistar para os vitorianos?: "Ano de centenário é fantástico. Viver o clube por dentro é especial, diferente. Só vivendo o que vivemos aqui… é de ficar emocionado. Acho que vai ser a primeira vez que vou jogar em casa contra o Benfica e sentir-me em casa. Com o Benfica, a maioria das equipas da casa parece que estão a jogar fora. Aqui isso não acontece. Vamos ter 14 ou 15 mil a puxar por nós, a puxar pela equipa, a cidade veste-se de preto e branco. Temos a ambição de conquistas. Somos conquistadores, queremos dar algo especial este ano. Já é nosso obrigação, mas sem ansiedade. Gostávamos de fazer história na Taça de Portugal e na Taça da Liga, em que estamos a um jogo de chegar ao grande objectivo. Queremos dar essa alegria. Mais do que a questão dos títulos, temos de ter uma coisa bem presente que é identificar o clube e a cidade com o que fazemos dentro de campo. Queremos muito marcar este centenário com grandes conquistas".


Marcações: Vitória Sport Clube, Pepa

Imprimir Email