Vitória apresentou programa do Centenário para que "coincida com um ciclo dourado da vida do clube"



No dia em que celebra o 99.º aniversário, o Vitória apresentou a Comissão de Honra do Centenário do clube, assim como o esboço do programa a ser cumprido até 22 de Setembro de 2022.

"O centenário obriga a uma comemoração à altura da sua dimensão. O clube não se rogou a esforços para que as comemorações dignifiquem a sua história”, destacou Fernando Ribeiro, membro da Comissão do Centenário.

Por seu turno, o presidente vitoriano, Miguel Pinto Lisboa, afirmou que “se as comemorações dos 100 anos nos convocam a todos, a missão desta Direção passa por garantir que a comemoração é recebida como uma oportunidade para contribuir para dignificar a história, a conhecer melhor e a conseguirmos transmitir às gerações mais jovens. Tem de ser um momento do debate sobre o presente e o futuro do clube. Tem de ser visto como um momento em que percebamos de onde viemos, onde estamos e para onde podemos ir. Cabe-nos trabalhar, todos juntos e mobilizados, em prol de um só objetivo: fazer com que o centenário coincida com um ciclo dourado da vida do clube e para mais 100 anos mais ricos que os primeiros”.

Com um programa que ainda não está fechado, Fernando Ribeiro garantiu a realização de eventos para “recordar a história do clube. Queremos reconhecer e homenagear personalidades que se distinguiram no clube, promover exposições várias e debates assim como lançar livros relacionados com os 100 anos do clube. Desejamos realizar torneios desportivos nas diferentes modalidades, promover as modalidades profissionais e amadoras assim como criar mais ligações com a sociedade envolvente e uma ponte com as novas tecnologias, aproveitando a proximidade da Universidade do Minho”.

A inauguração do mini estádio, na Academia, vai acontecer no ano do centenário, que será encerrado com “com uma grande Gala” a 22 de Setembro de 2022. “Um dos pontos altos será uma homenagem a Neno, dia em que completava 60 anos, a 27 de Janeiro de 2022”, acrescentou Fernando Ribeiro.

“O contributo de todos os sócios é muito bem vindo”, destacou ainda o académico, que revelou o e-mail para tal efeito: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar..

A Comissão de Honra é formada pelas seguintes personalidades:
Sócios com mais de 75 anos de filiação:
José Luís Xavier Fernandes
Jaime Pereira Cunha
Armando Humberto Gomes Alves
José Francisco
Fernando Pinto Cancela Gusmão
José Joaquim Silva Guimarães

Presidente da Câmara Municipal: Domingos Bragança
Presidente da Assembleia Municipal: José João Torrinha
Reitor da Universidade do Minho: Rui Vieira de Castro
Arcebispo Primaz de Braga: D. Jorge Ortiga

Antigos Presidentes:
Fernando Roriz
Pimenta Machado
Vítor Magalhães
Emílio Macedo da Silva
Júlio Mendes

Antigos Presidentes da Assembleia Geral:
António Xavier
José Cotter
Raul Rocha
Pedro Xavier
João Cardoso
Isidro Lobo

Antigos Presidentes do Conselho Fiscal:
Fernando Dias Conceição
António Silva
Amaro Costa e Silva
César Machado
Adolfo Mendes
Eduardo Salgado Leite

Antigos Presidentes do Conselho de Jurisdição:
Avelino Marques
Pedro Vilhena Roque

Antigos Presidentes do Conselho Vitoriano:
Pedro Xavier
Isidro Lobo
Alfredo Magalhães
José Alpoim

Antigos Presidentes da Câmara Municipal:
Edmundo Campos
Manuel Ferreira
António Xavier
António Magalhães

Federações de Futebol, Natação, Ténis de Mesa, Taekwondo, Voleibol, Basquetebol, Xadrez, Andebol, Atletismo, Triatlo, Boxe, Kickboxing e Muaythay, Jiu Jitsu, Judo, Desportos Eletrónicos e Lutas Amadoras.


Marcações: centenário, Vitória Sport Clube

Imprimir Email