Voleibol: Hélder Andrade garante que "o lugar do Vitória é entre os melhores"

A os 32 anos, Hélder Andrade chega a Guimarães com a ambição de elevar o nível da equipa feminina do Vitória. Em entrevista ao DESPORTIVO de Guimarães, o treinador conta o que encontrou na Cidade-Berço e apresenta os objectivos alinhados para a próxima temporada, sem nunca esconder o entusiamo desta nova aventura.

Como surgiu o convite para iniciar este projecto?: "O convite surgiu através da secção de voleibol do Vitória no fim da última época. Talvez no seguimento de eu ter trabalhado já com equipas da 1ª Divisão. Também já conhecia os responsáveis que me convidaram".

E o que o motivou a aceitar o desafio?: "Sempre ambicionei treinar clubes com história, tal como acontece com o Vitória, com esta massa adepta e cultura. O projecto que me apresentaram era ambicioso, embora seja recente, e os objectivos também me motivaram. É um projecto consciente e, ao mesmo tempo, ambicioso".

Existiu alguma instabilidade técnica na última época. É seu objectivo incutir estabilidade à equipa?: "Nós temos uma equipa nova, no sentido em que temos elementos diferentes aos da época passada. Por isso, é muito importante que elas se sintam bem e confortáveis, no bom sentido da palavra. É preciso também paciência para criar essa identidade do clube. Para já, tudo tem sido feito nesse sentido, o de dar estabilidade, desde o topo da estrutura até à equipa".

Este é um plantel com muitas caras novas como diz. Que análise faz ao plantel que tem à disposição?: "Faço um balanço extremamente positivo. Por exemplo, temos quatro nacionalidades no plantel, mas a barreira da língua não tem sido um problema. Faço ainda um balanço positivo a nível de jogo das atletas e em termos de entrega. Tenho sentido muita disponibilidade para aprender e para ouvir. Isso é importante quando se está construir algo de novo".

Que tipo de relação tem com os seus jogadores? Procura ser exigente ou também abre espaço ao diálogo e à partilha de ideias?: "Temos de tentar sempre arranjar o equilíbrio. Não podemos deixar a atleta numa zona de conforto, com a sua não evolução, mas também não podemos exigir demasiado. É um equilíbrio que temos de fazer diariamente. Essa é a parte que me fascina para ser treinador. Neste momento, estou contente com a exigência que elas colocam sobre elas próprias e na forma de trabalhar".

Como vê a formação do Vitória e qual o enquadramento no plantel sénior?: "Definimos o objectivo de ir acompanhando a formação ao longo do ano, eventualmente ajudando nesse trabalho e premiando algumas atletas mais jovens, englobando-as no plantel sénior. O nosso grupo de trabalho é composto por atletas mais experientes e algumas mais jovens. Inclusive temos uma atleta juvenil a treinar. Essa é a referência para as atletas mais jovens que ambicionem um dia jogar na equipa sénior".

Quais são os objectivos para a próxima época?: "Nesta primeira fase, o nosso grande objectivo é ficar entre os oito primeiros lugares. No ano passado, o Vitória andou na luta pela manutenção, mas queremos mais para esta época. O campeonato é diferente, com uma volta no início que define logo os primeiros oito classificados. Atingindo esse objectivo, vamos tentar ser os mais competitivos possível. Recordo que o Vitória iniciou um processo e não queremos dar um salto maior que as pernas. Porém, a direcção e a equipa técnica definiram como objectivo entrar logo nas oito primeiras, ou seja, estar entre as melhores equipas. Esse é o lugar em que o Vitória merece estar e estamos a incutir isso nas atletas".

Como avalia a competitividade no campeonato?: "Está um pouco mais competitivo do que no ano passado. Há duas ou três equipas que se destacam num patamar que disputa o título. Contudo, há um grupo de 10 ou 11 equipas competitivas que lutarão pelos primeiros lugares. Vejo a nossa equipa capaz de entrar nesse grupo".

Os adeptos são uma parte importante deste clube. Como se atrai mais adeptos ao pavilhão para acompanhar esta equipa?: "Transmitindo a mística do clube. Isto significa lutar sempre pela vitória, com garra, ambição e uma forma de estar positiva. Jogando bem e lutando pelas vitórias, certamente vamos trazer público. Aliás, esse foi um dos factores que me cativaram para vir para cá. Em tudo que envolve este clube está presente a mística do Vitória. Portanto, desde já apelamos para que as pessoas apareçam e aproveitem a modalidade".

Quais as diferenças entre o Vitória e outros os projecto anteriores?: "Já estive em projectos bastante diferentes. Aqui respira-se a identidade do clube. Há toda uma estrutura à volta desta equipa".

Tinha alguma relação afectiva ao clube?: "Já joguei contra o Vitória por diversas vezes, inclusive em clubes rivais. O ambiente de jogo sempre foi espectacular e isso cativou-me para um dia fazer parte e poder dar o meu contributo".

Ambiciona chegar a treinador principal da equipa masculina?.: "Comecei a minha carreira na formação, onde treinava feminino e masculino. As coisas depois foram surgindo, com um convite numa equipa sénior feminina. Nunca foi uma imposição da minha parte. Até tive propostas para projectos masculinos. Não é uma coisa que coloque de parte, mas no futuro quem sabe..."


Marcações: Vitória Sport Clube, Voleibol, Hélder Andrade

Imprimir Email