Vitória: 25 anos depois da histórica conquista de iniciados

Volvidos cinco anos, o Vitória foi de novo campeão nacional nos escalões de formação de futebol. Depois de ter conseguido na temporada de 91/92, quando derrotou o Sporting na final de juniores, num longínquo domingo de 16 de Junho de 1996, em Miranda do Corvo, o Vitória sagrou-se campeão na categoria de iniciados frente ao Benfica, com um triunfo por 1-0. 

Um triunfo brilhante, conseguido com muito sacrifício, e que era de todo justo para uma equipa cujos jogadores não se cansam de a considerar como verdadeira "família". Emídio Magalhães era a figura de proa deste grupo de trabalho.

O jogo

O Vitória, cujos jogadores se apresentaram de cabeça rapada, delineou uma estratégia, de resto bem sucedida, que não permitiu ao Benfica contornar uma defesa bem escalonada que se mantinha sóbria e eficiente durante todo o jogo. A partida estava equilibrada, mas o melhor futebol era praticado pelos jovens oriundo da cidade-berço que, à passagem do minuto 15 inauguraram o marcador através de um golo de Kipulo, que rompeu pela defesa adversária e cabeceou sem hipóteses para o guarda-redes encarnado. Um bom golo de Kipulo que demonstrou, clara e inequivocamente, que o Vitória estava disposto a fazer tudo para vencer. 

A festa

Foi de grande euforia o ambiente vivido nas hostes vitorianas no final do encontro. Uma simbiose perfeita entre jogadores, equipa técnica e adeptos. O treinador Emídio Magalhães não conseguiu esconder toda a sua alegria ao conquistar o primeiro título nacional ao cabo de quase 20 anos ao serviço do futebol juvenil do Vitória. 

"Penso que todos estamos de parabéns. Primeiro os miúdos, que foram, sem margens para dúvidas, os grandes obreiros de tudo isto. Depois toda a gente teve um papel preponderante desde os pais dos atletas, às nossas famílias e diretores do clube, pois se não existissem directores que acreditem e invistam no futebol juvenil essas vitórias não são possíveis", disse no final do encontro o timoneiro.  

Os artistas

Depois das lágrimas e dos abraços, ouvimos alguns dos "heróis" do jogo. Os jovens que venceram o Benfica e escreveram mais uma "página de ouro" no Historial do Vitória.

Kipulo: "Quer uma quer outra equipa deixaram pelo caminho boas formações, mas ficou provado que o Vitória tem uma grande equipa". 

Tiago: "É lógico que estou muito contente, porque tudo fizemos para atingir aquilo que frente ao Benfica conseguimos com mérito". 

Batista: "A equipa sempre trabalhou bastante para conseguir este troféu, pelo que esta vitória não deixa de ser merecida".

Silva: "Uma coisa é certa. Todos nós trabalhamos imenso e, felizmente, conseguimos este saboroso título". 

Marcações: Vitória Sport Clube, Iniciados, memórias

Imprimir Email