Abouchabaka à espera de época de afirmação no Vitória

O alemão Elias Abouchabaka falou esta quarta-feira aos meios do Vitória sobre as suas perpectivas para a próxima temporada, ele que chegou a Guimarães na época passada, ainda a tempo de ser estreado por Ivo Vieira na Liga. O médio de 20 anos vê a sua continuidade no clube como uma grande oportunidade para afirmar-se em definitivo. "Quero jogar o mais possível, ajudar a minha equipa e fazer o meu melhor. Estou aqui há meio ano e tive de me adaptar por causa da Covid-19, o que não foi fácil, mas agora estou pronto e espero que consiga muitos minutos de jogo", começou por sustentar.

Feita a adaptação ao futebol português, Abouchabaka já tem condições para fazer uma análise comparativa: "O futebol português é muito diferente do alemão, é mais técnico e aqui gostam mais de jogar. É menos físico, mas ajusta-se ao meu estilo de jogo, pois sou mais um organizador de jogo. Também tenho as qualidades de jogo alemão, físico e combativo, mas claro que é totalmente diferente, tal como a linguagem. O país é muito mais quente, aqui nunca joguei na neve", referiu ainda entre sorrisos. 

Sobre a preparação e os métodos de trabalho impostos por Tiago Mendes, o jovem jogador deixa elogios: "O ritmo tem sido bastante intenso, estamos a treinar muito bem, temos muitos jogadores novos e um treinador novo, portanto, estamos ainda a conhecer-nos mas está a correr bem. Temos muita qualidade e espero que na próxima semana continuemos desta forma.”

Elias Abouchabaka foi ainda instado a falar sobre as suas características, eventualmente ainda desconhecidas dos adeptos porque somou poucos minutos na época passada: "Vejo-me como um 10 moderno, um organizador de jogo. Passo bem e faço golos, mas por outro lado, posso defender, jogar box-to-box, correr, com muita resistência. Acho que o mais importante no futebol é que todos os jogadores defendam. Não só os defesas, mas também os avançados, e é por isso que uma equipa tem sucesso. As outras qualidades podem sobressair depois, como os bons passes, dribles ou golos”, reagiu antes de voltar a enaltecer a filosofia de Tiago Mendes. "Ele sabe como queremos jogar, dá um feeling e uma filosofia à equipa, e sabemos o que temos de fazer. É sempre bom ter um treinador que também jogou futebol, que teve uma grande carreira e que pode entender-nos enquanto jogadores, é muito bom."

Na entrevista não faltaram também rasgados elogios aos adeptos vitorianos: "O que eu vejo é que são os melhores em Portugal, estão sempre no Estádio, eles gritam muito por nós e apoiam a equipa. Quando estamos na cidade, vemos que todos são do Vitória, todos apoiam e estão com a equipa. Isso empurra-nos muito enquanto jogadores, quando temos grandes adeptos a apoiar."

Elias Abouchabaka vestiu a camisola 10 da Alemanha no Europeu sub-17, quando aquela selecção chegou até às meias-finais. Com formação no RB Leipzig, em 2020/21 vai tentar fazer a sua época de afirmação no Vitória.

Imprimir Email