Ivo Vieira: "Lutar será a palavra chave para somarmos os três pontos"



Ivo Vieira abordou, esta sexta-feira, o encontro com o Paços de Ferreira, da 24.ª jornada da Liga, agendada para domingo, às 20 horas.

O treinador do Vitória prometeu uma equipa de luta para somar os três pontos no Estádio Capital do Móvel, onde mora um adversário que persegue a permanência na Liga.

Que resposta espera em Paços de Ferreira depois dos dois triunfos consecutivos?: “Quando se ganha e se soma pontos há uma felicidade maior, maior motivação e o élan cresce a cada dia. Vamos fazer tudo para dar continuidade às vitorias, sabendo de antemão que é um jogo que nos vai oferecer muitas dificuldades. Vamos lutar, essa terá de ser a palavra chave, em todos os lances para ter intensidade e lutar pelos pontos.”

Condições do relvado de Paços de Ferreira pode ser condicionante, obrigar a jogo combativo?: “Em termos de luta e duelos vamos ter de ser muito fortes, pelas características daquelas gentes, das raízes daquele clube. Temos de igualar esse comportamento no jogo. O melhor que se pode levar em relação ao último jogo é a capacidade com que os atletas se adaptaram às condições nos jogos com o Tondela e Aves. No Aves só na segunda parte conseguimos perceber o que o jogo pedia. Repetimos isso no jogo com o Tondela. Com chuva torrencial, o campo estava pesado, mas adaptámo-nos muito bem a esse momento. Não é frequente treinar nessas condições, por isso é de louvar a forma como a equipa se adaptou. Acredito que o campo vá estar razoavelmente bom, no mínimo.”

Jogo da primeira volta com o Paços foi difícil. Espera jogo semelhante ou mais aberto?: “Se tivermos mais espaço poderá ser mais vantajoso em alguns momentos do jogo, mas as dificuldades aumentam porque significa que podem atacar mais a nossa baliza. São momentos diferentes, em casa o Vitória é uma equipa muito forte, que gosta de atacar, onde os adversários naturalmente baixam as linhas e procuram ferir-nos em transições. Isso aconteceu na primeira volta. Acredito que vá ser um pouco diferente, mas isso não traz mais facilidades. O factor casa traz sempre um élan diferente às equipas, como pode acontecer com o Paços, não deixando de ser uma equipa organizada e competitiva. Temos de aproveitar todos os momentos do jogo para procurar fazer mais golos que o nosso adversário.”

A afirmação de Ola John no 11 do Vitória: “O Vitória tem um leque de atletas que brigam e trabalham para conseguir espaço na equipa. O Ola é mais um que luta. As minhas decisões são em função das respostas nos treinos. Sendo o Ola ou outro qualquer, tem muito a ver com o seu desempenho à semana. Os que dão sinais de que podem acrescentar mais à equipa vão para a luta, os outros têm que esperar por mais espaço. Hoje o Ola já não sofre dos problemas com lesões, tem de continuar a ter o rendimento que teve. É um jogador com muita qualidade, que pode melhorar dia a dia.”

A sua equipa está preparada para a pressão da luta pelos lugares europeus?: “Sim, preparamo-nos desde o início da época para esse desafio. Nunca vou fugir a essa responsabilidade. A equipa está preparada. Os resultados positivos ajudam-nos a acreditar e confiar, sabendo que não é uma tarefa fácil, mas possível, não só pelo que que fazemos mas pelo que os nossos adversários nessa luta podem ou não dar ao campeonato. Acreditamos muito na equipa.”

As 16 mudanças de treinador ao longo desta época preocupam-o?
“Não. A mim só me resta dizer que é o futebol que temos e sou mais um desses a quem pode chegar, ou não. Todos estamos sujeitos ao mesmo.”


Marcações: Vitória Sport Clube, Ivo Vieira

Imprimir Email