Três escolas EB 1 não reabrem em Setembro

No próximo ano lectivo, mais três escolas EB 1 do Concelho vão encerrar. Os estabelecimentos de ensino da Corredoura, em S. Torcato, de Vila Ana, em Abação, e de Castelões vão fechar as portas por não terem alunos suficientes para garantir a continuidade das actividades lectivas. A decisão final já foi anunciada pela Direcção Regional de Educação do Norte. A vereadora responsável pelo Departamento de Educação da Câmara de Guimarães faz questão de frisar que “a pequena dimensão das escolas” não beneficia o sucesso dos alunos:
Ao tomar conhecimento da intenção da DREN, o Presidente da Junta de Castelões lamentou a decisão, argumentando que o anunciado encerramento não agrada à Junta.
Na vila de S. Torcato, a EB 1 da Corredoura será desactivada no próximo ano lectivo. Para o Presidente da Junta, o importante era oferecer às crianças melhores condições.
Em Abação, a EB 1 de Vila Ana vai ser desactivada. O Presidente da Junta não se mostra muito preocupado com a situação porque existem mais duas escolas em funcionamento na freguesia.
No próximo ano lectivo, mais três escolas EB 1 do Concelho vão encerrar. Depois de no ano passado Gominhães ter ficado sem escola, agora é a vez de Castelões ver igualmente desactivado o seu estabelecimento de ensino.

Marcações: Educação

Imprimir Email