Abriram-se as portas do renovado "Passo da Paixão" existente no Largo do Carmo

Está reaberto após profundas obras de restauro, o “Passo da Paixão de Cristo”, situado no Largo Martins Sarmento, em Guimarães, tornando-se o primeiro a ser alvo do projecto de requalificação que está a ser desenvolvido pela Real Irmandade de Nossa Senhora da Consolação e Santos Passos.

Na cerimónia inaugural, realizada esta manhã, o Provedor daquela Instituição detentora destes bens artísticos e religiosos não escondeu a satisfação pela concretização desta obra que valoriza um monumento que foi objecto de uma "dupla intervenção". "Foram realizadas obras de conservação e manutenção do edifício e restauro das suas imagens, que representam a quarta estação da via-sacra "Jesus encontra sua mãe", intervenção enquadrada num plano mais vasto que se estenderá aos restantes quatro passos", declarou António Monteiro de Castro, considerando "um humilde, mas significativo gesto de homenagem e respeito pelo trabalho e empenho dos nossos antepassados que sempre procuraram o melhor para a nossa terra". 

O responsável agradeceu ao Presidente da Câmara "por ter desde a primeira hora, disponibilizado os serviços técnicos do Município para a elaboração dos projectos necessários ao desenvolvimento do trabalho", fazendo questão de expressar gratidão ao arquitecto Miguel Melo, responsável técnico pelos projectos de reabilitação e restauro de todos os passos existentes na cidade de Guimarães.

Com a reabertura do passo do Carmo, após aturados trabalhos de conservação e restauro, continua a Real Irmandade a honrar o seu passado e assim construir o futuro alicerçado na fé e no amor a Deus Pai".

O Presidente da Câmara realçou a dimensão religiosa e artística dos passos existentes na Cidade, "cuja degradação contrasta com a beleza e a limpeza" do património, disponibilizando a colaboração do Município para o projecto de reabilitação. "É muito importante que este património esteja restaurado", assegurou Domingos Bragança, garantindo que os restantes também serão submetidos a obras de restauro. 

"A Câmara tem contribuído com os projectos, mas podemos ir mais além porque cada reabilitação custa cerca de 30 a 40 mil euros, o que é um esforço grande para ficar só ao encargo da Real Irmandade. A Câmara compreende bem isso e se puder juridicamente dará o seu contributo financeiro para que os outros quatro passos existentes sejam também recuperados e, se possível, os dois que desapareceram sejam repostos", manifestou, na cerimónia em que estiveram presentes os membros da direcção da Instituição, o deputado do PSD, André Coelho Lima, o vereador do PSD, Ricardo Araújo, o Comandante dos Bombeiros Voluntários de Guimarães, Bento Marques, representantes de diversas instituições vimaranenses e alguns alunos do Colégio de Nossa Senhora da Conceição.

Recriação dos momentos da Paixão

O Provedor da Real Irmandade de Nossa Senhora da Consolação e dos Santos Passos reconheceu a dimensão avultada do investimento necessário para a requalificação de todos os passos da Paixão, exigindo um valor superior a 100 mil euros. No entanto, António Monteiro de Castro chamou a atenção para a sua relação com a missão da centenária Instituição dedicada ao tema da "Paixão".

No início do século XVII, assinalou o responsável, "com o crescimento do culto ao Senhor dos Passos, mandou esta Irmandade construir, no ano de 1726, a primeira de sete capelas espalhadas pela vila, todas em pedra, com fachada de arco de volta perfeita, rematado ao centro com uma Cruz ladeada de duas pirâmides, representando os passos da Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo: I - Jesus no Horto das Oliveiras; II - Prisão de Jesus na presença de Pilatos; III - A coluna - Jesus atado à coluna; IV - O encontro com a mãe aflita; V - A coração de espinhos - Jesus sentado na pedra fria; VI - Sentença - Senhor da Cana Verde que também adopta o termo litúrgico Ecce Homo; VII - O Calvário - a crucificação - Jesus Crucificado.

Na Senhora da Guia foi edificado o primeiro passo, seguindo-se, logo em 1727, o passo da Porta da Colegia, o passo de Santa Clara, o passo do Carmo, o passo dos Laranjais, o passo de São Bento e o passo junto à torre de São Sebastião.

Por força dos tempos, alguns destes passos foram transladados e dois deles foram desmanchados".

O responsável da Irmandade realçou que a inauguração representa também um contributo para o programa "Da Quaresma à Pàscoa" que envolve diferentes instituições vimaranenses, reconhecendo a colaboração prestada pelo Lar de Santa Estefânia no zelo do passo que agora se apresenta renovado. 

Marcações: Real Irmandade de Nossa Senhora da Consolação e Santos Passos

Imprimir Email