Peregrinos de Léon atravessam Guimarães a caminho de Santiago de Compostela

Um grupo de peregrinos espanhóis, oriundos de Léon, está este domingo em Guimarães, após ter cumprido mais uma etapa do Caminho de Torres que liga Salamanca a Santiago de Compostela. 

A iniciativa é dinamizada pela Associação VALE - Verdadera Amistad de Léon e mobiliza cerca de oito dezenas de pessoas que, todos os meses, desde setembro do ano passado fazem uma etapa deste Caminho.

Em declarações ao Grupo Santiago, o guia do grupo, Miguel Estrada, explicou que já foram cumpridas 14 etapas deste itinerário Jacobeu que permite descobrir a natureza, a paisagem, o património e as tradições de um percurso que adopta o nome do seu mais célebre peregrino, o escritor salmantino Diego de Torres Villarroel, atravessando antigas estradas medievais que ligavam Salamanca e o interior de Portugal ao ocidente peninsular e às vias litorais que permitiam o acesso a Santiago de Compostela.

Diego de Torres Villarroel fez o Caminho de Santiago em 1737, ao longo de cinco meses e não hesitou em descrevê-lo como a prova mais penosa da sua vida.

Na etapa de ontem, os peregrinos descobriram mais um capítulo da dimensão histórica deste percurso, iniciando a viagem em Felgueiras, onde visitaram o mosteiro de Pombeiro e a ponte do Arco, sobre o rio Vizela, que une Guimarães àquele concelho.

O grupo de Léon contou com o apoio da Associação Espaço Jacobeus. Nuno Pontes e Leonel Pereira, daquele movimento, acompanharam os peregrinos e proporcionaram a devida orientação à chegada à Cidade, onde carimbaram a credencial e visitaram o Museu de Alberto Sampaio, a Sociedade Martins Sarmento e muitos outros pontos de interesse do património vimaranense.

Depois desta etapa, os peregrinos irão regressar a Espanha e, em Janeiro, voltarão para, a partir de Guimarães, iniciarem mais uma etapa na caminhada até Santiago de Compostela.
O Caminho de Torres, que liga Salamanca a Santiago de Compostela, inclui o concelho de Guimarães, acompanhando o trajecto da antiga ligação até Amarante. Esse itinerário está devidamente sinalizado e atravessa no nosso Concelho as freguesias de Serzedo, Calvos, Gémeos, Abação, Pinheiro e Urgezes até chegar à cidade de Guimarães.

Marcações: Caminho de Torres, Caminho de Santiago, Associação Espaço Jacobeu, Associação VALE - Verdadera Amistad de Léon

Imprimir Email