«Os 20 Arautos de D. Afonso Henriques» saem às ruas de Guimarães para celebrarem Restauração da Independência

É uma tradição antiga em Guimarães. A Associação «Os 20 Arautos de D. Afonso Henriques» assinala esta quarta-feira o 1º de Dezembro, data que assinala a Restauração da Independência nacional em 1640, após 60 anos de domínio espanhol.

O momento histórico é celebrado com o desfile pelas principais artérias do Centro Histórico de Guimarães e a homenagem simbólica a D. Afonso Henriques.

Segundo o Presidente do Grupo Recreativo «Os 20 Arautos de D. Afonso Henriques», a organização desta manifestação cultural constitui um imperativo para a colectividade. "Desde o 25 de Abril que procuramos manter esta herança do nosso passado. Quer chova ou não, temos de prestar uma homenagem simbólica ao Rei Fundador", considera José Pereira, acrescentando que a iniciativa também se caracteriza pela união de quem adere à comemoração.

A evocação começará pelas 22h30 com o hastear de bandeiras na sede d'«Os 20 Arautos de D. Afonso Henriques», na Rua Gravador Molarinho, seguindo um percurso pelas ruas do Centro Histórico com cânticos do Hino de Guimarães, Hino de Portugal e o Hino da Restauração, até à estátua de D. Afonso Henriques, onde é depositada uma coroa de flores, regressando os participantes à sede da colectividade para celebrar a Restauração da Independência com o tradicional convívio.

Marcações: "Os 20 Arautos de D. Afonso Henriques", 1º de Dezembro, Restauração da Independência

Imprimir Email