"Casa cheia" na apresentação do livro «Sob o Signo de São Nicolau» de Manuela Alcântara

A Irmandade de São Nicolau apresentou, este sábado, a segunda edição, revista, da obra «Sob o Signo de S. Nicolau», da autoria de Manuela Alcântara Santos.
A Sala do Capítulo do Museu de Alberto Sampaio (MAS) foi pequena para acolher as pessoas que fizeram questão de assistir à apresentação do livro da conceituada investigadora.

A Directora do MAS fez questão de expressar a sua admiração pelo trabalho que a sua antecessora desenvolveu no conhecimento das colecções e na aproximação com a comunidade. Isabel Fernandes manifestou apreço por esse legado, destacando a realização dos catálogos das colecções de pintura e ourivesaria, ao enaltecer o "rigor científico" e a profundidade de análise dos trabalhos de investigação de Manuela Alcântara.

Fazendo questão de recordar o contexto que envolveu a primeira edição da obra, a autora lembrou que foi apresentada no dia 6 de dezembro de 1994, numa cerimónia em que foi assinado o protocolo com o Instituto Português de Museus, pelo qual a Irmandade de São Nicolau confiava à guarda do Museu Alberto Sampaio as peças mais significativas do seu património, permitindo assim a fruição dos visitantes na sala de ourivesaria.

Manuela Alcântara Santos era na ocasião Directora daquele Museu e compilou aspectos da história da Irmandade, do aparecimento da capela, das suas actividades mais relevantes em que se destaca o culto religioso a São Nicolau. "Foi no conjunto da história da Irmandade que se foram situando as peças, o seu aparecimento, para que serviam, que importância tiveram, quem as fez", recordou, ao dar conta que, por exemplo, a "cruz que agora se conhece foi a terceira da Irmandade e que o báculo de São Nicolau, de prata, foi feito pelo mesmo ourives que fez a cruz". "Na primeira edição não tinha chegado à identidade do artista-ourives, apenas conhecia a marca", disse, ao contar que veio a descobrir que "se tratava de João António de Queirós, um dos muitos ourives de Guimarães que morava na Rua da Tulha".

Nesta segunda edição, o livro surge com outro grafismo e enriquecido com fotografias. "A segunda edição é uma obra mais valiosa do que a primeira", afirmou a autora, agradecendo à actual mesa da Irmandade de São Nicolau e outras entidades que apoiaram a nova edição.

Em representação do Município, o Vereador da Cultura, Paulo Lopes Silva, enalteceu o trabalho e o conhecimento de Manuela Alcântara, agradecendo à Irmandade de São Nicolau por manter ao longo dos séculos o culto ao patrono das festas que confere a Guimarães, neste período, "uma atmosfera absolutamente especial".

Manuela de Alcântara Santos foi professora de Filosofia e de História na Escola Secundária Martins Sarmento, entre 1960 e 1993, e Directora do Museu de Alberto Sampaio entre 1993 e 1999. Actualmente aposentada, tem-se dedicado à investigação sobre variados temas da história de Guimarães.

Marcações: Museu de Alberto Sampaio, São Nicolau, Irmandade de São Nicolau

Imprimir Email