Museu de Alberto Sampaio associa-se ao «Minho Gastronómico»

O Museu de Alberto Sampaio vai associa-se à programação do evento regional «Minho Gastronómico», que se realiza em Guimarães sexta-feira, sábado e domingo, promovendo actividades próprias de participação livre.

Indo de encontro ao tema do evento, dedicado a carnes e caldos, sábado, às 11h00, terá lugar, naquele Museu, uma conferência intitulada «Sopas, caldos e potagens», da responsabilidade da investigadora Ana Marques Pereira.
Após a conferência serão exploradas algumas obras do Museu actualmente em reserva, como pinturas, pratas ou faianças, seleccionadas de forma a proporcionar uma leitura mais completa e a contribuir para um maior conhecimento da evolução dos gostos e costumes da alimentação e dos serviços de mesa na região do Minho.
Simultaneamente, o Serviço Educativo do Museu desenvolverá uma actividade para crianças que inclui um teatro de sombras sobre um dos mais antigos mesteres do Concelho, o de cutileiro. Esta actividade será seguida de uma breve exploração, no circuito do Museu, de representações e objectos, contexto histórico e usos e costumes presentes nas peças, procurando, ao mesmo tempo, sensibilizar para a importância da educação alimentar nos dias de hoje.

Na manhã de sábado, pelas 10h30, será ainda apresentada uma das mais recentes obras de Ana Marques Pereira, «Luís de Sttau Monteiro Gastrónomo», que dá a conhecer esta faceta do escritor.
O programa inclui ainda teatro de sombras «A Lenda do Cutileiro e da Boa Água de Guimarães».
O evento «Minho Gastronómico», que este ano tem como lema «Experimentar com a alma, provar com o coração», é uma iniciativa do Consórcio MinhoIN que engloba os 24 municípios da região, através das respectivas Comunidades Intermunicipais.
Depois de Viana, com os doces, e de Braga, com os peixes, em Guimarães as atenções voltam-se para «Carnes e Caldos».


Marcações: Museu de Alberto Sampaio, Minho gastronómico

Imprimir Email