Guimarães acolhe no próximo sábado campeonato de poesia falada do Minho

A 1ª edição do Minha Poetry Slam – Campeonato de poesia falada do Minho vai realizar-se no próximo sábado, dia 27 de agosto, às 19h00, na Plataforma das Artes e da Criatividade, situada no espaço exterior do Centro Internacional das Artes José de Guimarães (CIAJ).

O projetco integra a 2ª edição da Open Call “Cruzar Mundos, Cruzar Caminhos”, nas áreas de Arte Pública e Programação Cultural inseridas na programação do projeto cultural de animação do espaço público BAIRRO C.

A Open Call direcionada para a área de Programação Cultural e Curadoria destinou-se a selecionar propostas que oferecessem uma programação inovadora e experimental a realizar-se na praça da Plataforma das Arte e da Criatividade e no próprio CIAJG.

"O evento promete uma experiência nova e diferente para quem ama performance e literatura. Isto porque a competição ocorrerá em três etapas: Na primeira serão todos contra todos. Daí sairão sete classificados para a semi-final e, a seguir, dois para a grande final. Os concorrentes deverão apresentar poemas autorais em uma demonstração oral de até três minutos. Entre as regras, é vedada a utilização de recursos externos, como figurino, cenário ou instrumentos musicais. O objectivo é ter a voz e o corpo como principais recursos. Os jurados são escolhidos aleatoriamente na plateia, responsáveis por dar notas entre zero e dez. Vence a maior nota", refere a Câmara de Guimarães em comunicado.

Além da competição, que inicia às 19h00, comporá também a programação uma oficina de Poetry Slam ministrada pela Maria Giulia Pinheiro, coordenadora do Todo Mundo Slam, às 14h00, no espaço exterior do CIAJ, além da participação da DJ Pat Sol, que irá animar o evento a cada intervalo.

ROGRAMAÇÃO

Workshop Palavra Falada com Maria Giulia Pinheiro | 14h00
Com exercícios de aprimoramento vocal, qualificação da leitura cênica e dos gestos, a Palavra Falada abordará o poder da oralidade, com técnicas e práticas do spoken word.

Batalha de Poesia | A partir das 19h00
Um campeonato de poesia falada onde 15 competidores batalham entre si. Serão 3 fases na mesma noite: uma classificatória, a semi-final e a grande final, no qual o vencedor ganha o prémio de 300 Euros.

DJ Set Patisol | 22h00
DJ Patisol é imigrante brasileira baseada no Porto. Sua seleção musical parte de sonoridades latino-afro-diaspóricas: como o funk, cumbia, reggaeton, afrobeat, trap... entre muitos outros. Acredita na libertação e união que só a música pode trazer.

Marcações: Plataforma das Artes e Criatividade, poesia

Imprimir Email