Exposição «Dar a Volta à Penha» pelo olhar dos alunos da Universidade do Minho vai ser inaugurada na Garagem Avenida

A Garagem Avenida recebe este mês a exposição «Dar a Volta à Penha», com o resultado do trabalho de parceria entre a Muralha e a Escola de Arquitetura, da Universidade do Minho, em consequência da preocupação pela preservação da Penha e pelo seu estudo. A inauguração está marcada para esta quarta-feira, às 18h00.

Em exposição ficarão estudos, exercícios e propostas sobre a Penha, realizados pelos alunos finalistas da Escola de Arquitetura, sob a orientação dos seus professores e sobre o tema Penha. "Da montanha que nos olha e na qual olhamos a cidade e o concelho de Guimarães, importou sempre, e importa também hoje, cuidar dela, como sempre ela cuidou de nós. E é pelos séculos de uma vigilância constante, pela generosidade da sua natureza, que importa conhecer a montanha, a nossa montanha, respeitá-la na sua história e no cuidado que ela nos deve sempre merecer", refere a organização.

"Haverá hoje volta a dar à Penha? Certamente. Como? Entre Outubro de 2020 e Janeiro de 2021, estas perguntas foram sendo formuladas, ouvidas e tratadas na Escola de Arquitetura, Arte e Design da Universidade do Minho, em Guimarães. Ao longo de várias actividades e diferentes Unidades Curriculares do Mestrado Integrado em Arquitetura (MIARQ), durante um semestre académico, vários docentes e cerca de quarenta e cinco estudantes procuraram estabelecer observações, interpretações e intervenções propondo análises e projetos de arquitetura sobre a encosta desta montanha a sudeste da cidade", acrescenta o comunicado.

Com origem num desafio lançado pela Muralha, Associação de Guimarães para a Defesa do Património, com o apoio da Câmara Municipal de Guimarães, da Assembleia de Guimarães e da Irmandade da Penha, o objectivo foi o de "procurar reflectir sobre este lugar real, mas ao mesmo tempo simbólico, procurando lê-lo e descrevê-lo como um território especial e onde se inclui um vasto património natural, construído, cultural, turístico e, sobretudo, afectivo".

Os resultados, produzidos pelos estudantes e sob a coordenação dos docentes Rute Carlos, João Sarmento, João Monteiro, Paulo Mendonça, Marta Labastida Juan e Miguel Sopas Bandeira (em áreas como as da Paisagem, da Sustentabilidade e do Espaço Público), demonstram a existência de várias hipóteses merecedoras de atenção à superfície e em profundidade. "Tanto é que, nos exercícios aqui expostos, encontrar-se-ão ideias, narrativas, estudos e planos de ação e especulação sobre formas arquitectónicas, sobre módulos construtivos, sobre elementos mais ou menos perenes, sobre imagem em movimento, sobre a história e o presente, sobre recursos naturais e suportes locais, entre outras frentes".

 

Marcações: UMinho, Dar a Volta à Penha, Muralha - Associação de Guimarães para a Defesa do Património, Escola de Arquitetura

Imprimir Email