Restauro da réplica da Fonte do Ídolo vai ser apresentada pela Sociedade Martins Sarmento na Noite Europeia dos Museus

A Sociedade Martins Sarmento assinala este sábado, às 21h00, a Noite Europeia dos Museus com a apresentação do restauro da réplica da «Fonte do Ídolo», um modelo de gesso do monumento original existente em Braga, mandado executar por Francisco Martins Sarmento, em 1895, e que desde essa data está em exposição no claustro do Museu Arqueológico.

Em comunicado, a Sociedade Martins Sarmento justifica que "o restauro da peça foi realizado sob coordenação de Susana Laínho em 2021/2022".

"A Fonte do Ídolo era um santuário localizado na periferia da cidade de Bracara Augusta. O local está hoje no centro de Braga, perto da confluência entre a Avenida da Liberdade e a Rua do Raio. A Fonte do Ídolo é uma antiga nascente natural, cuja água brotava através de uma rocha granítica, utilizada sazonalmente na Idade do Ferro para eventuais festividades e celebrações. O santuário romano foi edificado nos finais do século I a. C. por um certo Celicus Fronto, tendo sido renovado pelos seus descendentes na segunda metade do século I d. C. O recinto integrava a rocha natural com esculturas em relevo e várias inscrições latinas, formando um frontão esculturado, em frente do qual existia um tanque, que recebia as águas da nascente. Foram também encontrados vestígios de um balneário que poderia fazer parte do mesmo conjunto. O santuário era dedicado à deusa Nabia, associada às águas, fertilidade e abundância, bem como a outra divindade identificada como Tongus Nabiagus", refere em comunicado a centenária instituição cultural.

 

Marcações: Sociedade Martins Sarmento, Noite Europeia dos Museus, restauro da réplica da «Fonte do Ídolo»

Imprimir Email