Guimarães assinala o Dia Internacional dos Museus



Esta quarta-feira Guimarães comemora o Dia Internacional dos Museus. O tema proposto pelo ICOM - Conselho Internacional de Museus para este ano é «O Poder dos Museus».

A Sociedade Martins Sarmento assinala este dia com uma visita guiada ao Museu Arqueológico da Sociedade, na Rua Paio Galvão, pelas 15h00.
A visita é gratuita e será uma oportunidade para conhecer as valiosas colecções preservadas neste museu vimaranense.

O Dia Internacional dos Museus é também assinalado no Centro Internacional das Artes José de Guimarães que comemora a data com cinco novas exposições.Mais tarde, pelas 19h00 decorre a iniciativa «Ruminar o museu».
Trata-se de um percurso guiado, da autoria dos artistas André Alves, Filipa Araújo e Max Fernandes e outros artistas convidados. Nesta acção-performance-percurso-degustação, entre o interior e o exterior do museu, o público é convidado a participar em experiências audiovisuais e sensoriais que pensam a história enquanto narração, degustação e metabolismo.

«Ruminar o museu» acontece a partir das 19h00 no CIAJG, neste Dia Internacional dos Museus.

Dia Internacional dos Museus também assinalado pelo Museu de Alberto Sampaio com teatro infantil ‘O Capuchinho Vermelho’, com sessão às 14h30, no jardim do museu.
Neste dia, os visitantes daquele espaço museológico recebem um dos três roteirinhos que permitem explorar o Museu de maneira diferente: através dos Animais, das Adivinhas ou da Música. Há ainda visitas orientadas às 14h30, o mesmo acontecendo no Paço dos Duques de Bragança até ás 17h00.


Marcações: CIAJG, Sociedade Martins Sarmento, Dia Internacional dos Museus

Imprimir Email