Instalação de Catarina Braga no terceiro momento do Guimarães Project Room



O terceiro momento do Guimarães Project Room volta a ocupar os espaços do Museu de Alberto Sampaio a partir desta sexta-feira. Desta vez, será apresentada ao público uma instalação da jovem autora Catarina Braga. «Afectos Produzidos – Produção Afectada» propõe-se pensar a complexa relação do Homem com a natureza, questionando a produção de novos ecossistemas artificiais, quando, ao mesmo tempo, se assiste a uma artificialização do lugar natural.

«Deslocamento de plantas», «capitalização da natureza» e «hiper-natureza» são alguns dos conceitos/realidades em análise crítica numa instalação que Guimarães Project Room vai levar viveiros de plantas para o claustro e projecção de vídeo, som e luzes a duas salas do Museu.

Encarando as heranças culturais como inteiramente dependentes da herança vegetal, Catarina Braga transporta as peças de arte do museu para um ambiente sonoro de floresta tropical. A autora explora o espaço museológico enquanto “espaço de produção de relações e afectos” e pergunta: “Pode o museu ser uma floresta?”.

A exposição é inaugurada esta sexta-feira, às 18h00, e vai estar patente até dia 12 de Março.


Marcações: Guimarães Project Room, instalação, Catarina Braga

Imprimir Email