Conheça as propostas culturais para este sábado em Guimarães

Prossegue este sábado o programa evocativo dos 20 anos da elevação do Centro Histórico de Guimarães a património cultural da humanidade. Às 11h00, no Centro Histórico, há visita guiada teatralizada «Aqui Viveu Portugal», pela Astronauta Associação Cultural. Pelas 16h00, há conferência «I Encontro Memória & Reinvenção - Crónicas de Cidadania», no Paço dos Duques de Bragança. Às 21h30, no São Mamede, há concerto de Sofia Escobar & Orquestra do Norte.

A junta de freguesia de Pencelo organiza o evento «Pencelo é Natal». Trata-se de uma iniciativa direccionada às crianças e não só, como refere o Presidente da Junta de Freguesia, João Miranda. Ainda em tempo de pandemia, o Presidente da Junta de Penselo, salienta a importância de proporcionar a alegria, especialmente das crianças, que vão poder receber e confraternizar com o Pai Natal. «Penselo Natal» é às 15h30, junto à igreja paroquial local.

Nas instalações do salão paroquial de S. Sebastião, no centro da cidade de Guimarães, está a funcionar a primeira feira «Guimarães Nómada». A feira Guimarães nómada é uma iniciativa que tem por objectivo angariar fundos para ajudar a custear as actividades paroquiais, segundo o Pároco José Antunes, e vai funcionar diariamente das 17h00 às 19h00. Aos fins de semana e feriados, das 11h00 às 19h00.

No âmbito da feira do livro que decorre na Sociedade Martins Sarmento, sábado realiza-se a apresentação de dois livros. Os livros «Histórias da vida moderna» e «Histórias complementares da vida moderna», de Diogo Leite de Castro, serão apresentados pelas 15h00, com apresentação de Carlos Poças Falcão.

A Associação de Reformados de Guimarães promove um almoço de Natal. Trata-se de uma iniciativa marcada para este sábado, na cantina da Universidade do Minho. Antes do almoço, pelas 11h00, será celebrada missa, na Igreja de S. Domingos.

Este sábado é inaugurada uma exposição de mini-presépios na sede da União de Freguesias de Oliveira do Castelo, S. Sebastião e S. Paio. São trabalhos de José Costa. A inauguração da exposição está marcada para as 17h30 e pode ser visitada até 16 de Janeiro.

“Monólogo de uma mulher chamada Maria com a sua patroa” é o título roubado clandestinamente a um texto do livro “Novas Cartas Portuguesas”, e que dá o mote para este espetáculo. Sara Barros Leitão parte da criação do primeiro Sindicato do Serviço Doméstico em Portugal para contar a história, ainda pouco conhecida, pouco contada, pouco reconhecida, pouco valorizada, do trabalho das mulheres, do seu poder de organização, reivindicação e mudança.  É a história das mulheres que limpam o mundo, das mulheres que cuidam do mundo, das mulheres que produzem, educam e preparam a força de trabalho", segundo Sara Leitão, numa peça que sobe ao palco do Pequeno Auditório do CCVF, pelas 19H30. De referir que a sessão será apresentada com audiodescrição e interpretação em Língua Gestual Portuguesa.

Marcações: Sociedade Martins Sarmento, Património Cultural da Humanidade, Pencelo é Natal, Guimarães Nómada

Imprimir Email