Feira Afonsina 2021 com II Jornadas Históricas, apresentação da «Afonsina» e exposição retrospectiva

«A mulher na Idade Média» é o tema das jornadas históricas deste ano da Feira Afonsina, numa edição ainda condicionada devido à pandemia.
Na conferência de imprensa de apresentação do programa, realizada esta segunda-feira, Antero Ferreira, da organização, realçou a importância da apresentação do primeiro número da revista «Afonsina» que reúne as conclusões da primeira edição das jornadas realizadas em 2019.

A revista é apresentada a 19 de Junho, dia da realização das jornadas que debaterão vários aspectos da importância da mulher na vida da idade média. A Vereadora da Cultura da Câmara de Guimarães, Adelina Pinto, realça a importância de uma iniciativa que reflecte e ajuda a conhecer o passado de Guimarães.

"Juntamos as Jornadas à Feira Afonsina pela necessidade que temos de continuar, a estudar, a reflectir, a dar a conhecer muita da história desta época que celebramos com este evento que celebramos enquanto momento que fundou Portugal", afirmou.

O tema que vai estar em debate nas jornadas deste ano foi adiado o ano passado devido à pandemia. Adelina Pinto, chama a atenção para um evento que procura acrescentar ao conhecimento do passado de um período histórico de grande importância.

"As jornadas são um compromisso em que tudo aquilo que é dito e que é feito nas jornadas é depois passado para memória futura, para conhecimento de todos. É muito importante para Guimarães, manter, acrescentar ao conhecimento do nosso passado através destas jornadas de grande importância para que o nosso sentir da fundação não seja sustentado em mitos mas seja fundado cada vez mais naquilo que a investigação nos vai revelando sobre este período", sublinhou.


A crise sanitária reduz o programa da Feira Afonsina à apresentação da revista «Afonsina», às jornadas históricas sobre «A mulher na idade média» e a uma exposição retrospectiva do evento que vai decorrer no Monte Latito, entre os dias 23 e 27 de junho. A organização da iniciativa é da responsabilidade de uma equipa constituída pela Directora do Paço dos Duques de Bragança e Castelo, Isabel Fernandes, directores da Sociedade Martins Sarmento, paulo Vieira de Castro e Antero Ferreira, Rui Vítor Costa, da Muralha e o historiador António Amaro das Neves.

Marcações: Feira Afonsina, Afonsina, II Jornadas Históricas

Imprimir Email