Romaria Grande de São Torcato volta a apresentar o melhor da Vila

A Romaria Grande de São Torcato está de regresso no dia 5 de Julho, naquela que é considerada como uma das maiores e mais antigas festas tradicionais do concelho de Guimarães.

Divida em três dias, de 5 a 7 de Julho, a edição de 2019 daquela centenária festa inclui um vasto programa religioso durante toda a semana que a antecede. Este evento inclui, além dos atos religiosos específicos, como novenas, destacando-se uma majestosa Procissão, na qual se incorpora um desfile de carros alegóricos alusivos à vida do Santo. Este ano a solene procissão que se realiza no domingo (7 de Julho), será presidida pelo Reverendo Cónego José Paulo Abreu, Vigário Geral, na qual participam os já referidos carros alegórico, bem como andores e figurantes, fazendo-se representar as Paróquias vizinhas com a presença dos estandartes de confrarias e Instituições da região.

A solene Eucaristia a celebrar no domingo 7 de julho, às 11h00 horas, será presidida pelo Reverendíssimo Dom Jorge Ortiga, Arcebispo Primaz de Braga e será transmitida em direto pela Rádio Renascença e Rádio SIM.

Durante o fim-de-semana, entre sexta-feira e domingo, destaque para o arraial minhoto com folclore e cantares ao desafio, bandas filarmónicas, fogos de artifício; o Festival do Bolo com Sardinha que recupera a tradição secular do bolo com sardinhas, ou carne em forno a lenha.

A Sexta-feira conta com o Folclore e a Noite Grande. Já o sábado é reservado para Rui Bandeira e a grandiosa Sessão de Fogo do Ar, Preso e Cruzado num cenário único. No último dia, Domingo, às 11h00 há missa solene e às 18h00 a solene procissão com carros alegóricos.

O Juiz da Irmandade de São Torcato, Paulo Novais, salientou na apresentação pública do programa que a Romaria Grande de São Torcato é "mais do que uma festa", acrescentado que se trata da "melhor festa do Minho e de Portugal". Já o presidente da Junta Freguesia de S. Torcato, Alberto Martins, elogiou o "arrojo" da Irmandade ao cruzar a contemporaneidade com o tradicional no programa deste ano.

Por último, a Vereadora do Turismo, Sofia Ferreira, referiu que a Irmandade "tem tido o cuidado de dar passos em frente no sentido da melhoria". "É importante preservar a nossa história e prosseguir na investigação", disse.

Marcações: Romaria Grande de São Torcato

Imprimir Email