Cardeal D. Manuel Monteiro de Castro homenageado pela Sociedade Martins Sarmento

A Sociedade Martins Sarmento (SMS) entregou esta sexta-feira o diploma de Sócio Honorário ao Cardeal vimaranense D. Manuel Monteiro de Castro.

Numa cerimónia realizada no salão nobre, o Presidente da Direcção daquela Instituição, Paulo Vieira de Castro, justificou o sentido da distinção, recordando que na sua reunião do dia 28 de Novembro, a Assembleia Geral da Sociedade Martins Sarmento deliberou considerar como sócios honorários da Instituição José Maria Fernandes Marques, D. Manuel Monteiro de Castro e António Augusto Magalhães da Cunha.

"Para uma instituição como a Sociedade Martins Sarmento, a referência a um conjunto significativo de sócios honorários constitui reporte determinante da sua própria identidade e também afirmação dos parâmetros da intervenção que para si própria define na comunidade que serve", disse, referindo que, segundo os Estatutos, "poderão ser sócios honorários “as pessoas que, pelos excepcionais e relevantes prestados à SMS, ou que, pelo seu elevado mérito ou representatividade, tenham evidente prestígio nacional e ou internacional”.

O Presidente da Assembleia Geral da SMS, Luís Teixeira e Melo, lembrou a ligação do Cardeal D. Manuel Monteiro de Castro à Instituição.

O homenageado, natural de Santa Eufémia de Prazins, Guimarães, onde nasceu a 23 de Março de 1938, abraçou a vida eclesiástica, num percurso que começou quando entrou no Seminário em Outubro de 1948. "Anos mais tarde, na altura com 18 anos, tomou a decisão de abraçar a vocação do sacerdócio, tendo cursado Humanidades, Filosofia e Teologia nos Seminários Arquidiocesanos de Braga".

"A 9 de Julho de 1961, na Capela do Seminário Conciliar de Braga, D. Manuel Monteiro de Castro foi ordenado sacerdote e, ainda no mesmo ano, partiu para Roma, com o objectivo de estudar Direito Canónico na Pontifícia Universidade Gregoriana. Concluído o seu doutoramento em Direito Canónico, depressa veio a ocupar o cargo de advogado junto do Supremo Tribunal Eclesiástico.

O mundo do conhecimento e de realidades tão diversas que teve oportunidade de contactar e a formação adquirida em Direito Canónico e Diplomacia, distanciaram-no de um seu primeiro desejo de estudante: ser pároco de aldeia. Efectivamente, no culminar de uma distinto percurso na vida eclesiástica, haveria de ser apresentado pelo Papa Bento XVI, em 2012, na Cidade do Vaticano, como novo Cardeal Português em Roma.

Em princípios de 2000, foi nomeado Núncio Apostólico (Embaixador da Santa Sé) em Espanha. Tinha-se já destacado em muitas e difíceis frentes como um diplomata que trabalhou “em defesa dos mais fracos” com elevado mérito e reconhecidas realizações, incluindo em contexto de guerra, na luta pela garantia dos Direitos Humanos e da Paz.

Em 2009, foi nomeado Secretário da Congregação dos Bispos, um dos cargos mais elevados da hierarquia do Vaticano.

Para além de outras que, na sua terra, lhe têm sido dedicadas, foi recentemente alvo de uma homenagem no Paço dos Duques de Bragança, durante a qual foi apresentada a sua biografia, num livro da autoria da jornalista Rosário Lira.

Sócio efectivo da Sociedade Martins Sarmento, por proposta do Engenheiro José Maria Gomes Alves, então Presidente da Instituição, em 23 Dezembro de 1983. Ficou especialmente assinalada a sua presença na Sociedade Martins Sarmento quando, em 1991, aqui proferiu uma conferência sobre a doutrina social da Igreja comemorando a encíclica “Rerum Novarum”, do Papa Leão XIII".

Marcações: Sociedade Martins Sarmento, homenagem, Cardeal D. Manuel Monteiro de Castro

Imprimir Email